#Coronavírus: especial Rita, Help!

#Coronavírus: especial Rita, Help!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de março de 2020


Nas próximas semanas, a equipe do Panelinha vai trabalhar de casa – e eu também. Tomara que você possa fazer o mesmo, porque todos têm que se adaptar a essa nova realidade, imposta pela pandemia do coronavírus. #FiqueEmCasa

Vai ser um mutirão virtual para melhorar a alimentação de todos. Cada um na sua cozinha, a proposta é que neste período de distanciamento social a gente fique ainda mais junto. Vamos usar ativamente o tempo para garantir comida de verdade na mesa todos os dias. E eu vou acompanhar você a cada passo.

A partir de hoje, o Panelinha começa uma programação especial:

- LIVES diárias, às 21h30 no meu perfil no Instagram (@ritalobo), com dicas práticas para garantir uma alimentação saudável.
- Vídeo de receitas com hortaliças para o almoço, ao meio dia, direto da cozinha da minha casa!
- Plantão da equipe nas redes sociais do Panelinha (atenção, não é nos meus perfis!).
- Especial Rita, Help!: Coronavírus no site Panelinha com receitas, dicas e vídeos.
- Todo o conteúdo do site Panelinha, que vem sendo construído há 20 anos!

Não é de hoje que o Panelinha ensina as pessoas a cozinhar para manter uma alimentação saudável de verdade. Quem é freguês do site, dos meus livros e dos meus programas sabe que, diante do atual sistema alimentar, é fundamental priorizar o assunto alimentação. E não é só a gente que está dizendo isso.


A ciência dividiu a comida em dois grupos: a de verdade, que é feita em casa com alimentos in natura e minimamente processados, e a ultraprocessada, feita nas fábricas, cheia de aditivos químicos para imitar o sabor, a cor, a textura do alimento de verdade, e que ainda é desbalanceada nutricionalmente porque leva quantidades excessivas de sal, de açúcar e de gordura – o consumo desses produtos é diretamente ligado a outra epidemia, a da obesidade.

Em tempos tão incertos quanto esses de coronavírus – nos meus 45 anos, nunca passei por nada parecido –, muita gente pensa logo em estocar não só papel higiênico e água, mas também caixas e mais caixas de comida pronta, seja macarrão instantâneo, lasanha congelada, barrinhas de cereal.

Isso é o oposto do que deve ser feito para a saúde! Precisamos estar com o sistema imunológico fortalecido, ‘a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo’. E, para isso, vamos aproveitar tudo que a cozinha tem a nos oferecer.


Nesta semana, você vai descobrir que cozinhar a própria comida vai muito além de preparar alimento para o corpo. A cozinha é também um lugar de esvaziar a mente, firmar os pés no chão e até de nutrir as relações. Vamos driblar a ansiedade: o stress causado pelas incertezas da pandemia também faz mal à saúde. E nesse sentido, a cozinha vai ser duplamente saudável – para o corpo e para a alma.


Todos os dias, aqui no meu blog, você confere a programação das 24 horas seguintes.


Vamos aproveitar a semana para fazer um detox físico e mental!


Hoje, segunda (16/3)


21h30 – LIVE no Instagram @RitaLobo para falar dos ingredientes que você precisa ter na despensa em tempos de coronavírus e os princípios da dieta brasileira para fazer um detox no organismo. Os temas abordados serão:

· os quatro grupos de alimentos que não podem faltar nas suas refeições

· a proporção dos alimentos para montar um prato equilibrado

· truques para variar ou incluir outros alimentos e manter a dieta balanceada


22h – coloque o feijão de molho!

Até meio-dia: deixe o arroz e o feijão prontos.

Como cozinhar o feijão.

Como cozinhar o arroz.

Às 12h (meio-dia): um pouco antes da hora do almoço, tem live direto da cozinha da minha casa, sem produção, com a família inteira trabalhando para mostrar o preparo de duas hortaliças para acompanhar o pê-efe – Gabriel, meu filho, vai fazer câmera!

Salada de salsão

Vou usar: 4 talos de salsão, 1 pera ou maçã, amêndoas sem pele e vinagrete de Dijon.

Clique aqui para a receita do molho vinagrete de Dijon

Cenoura assada com páprica

Vou usar: 3 cenouras, azeite, páprica, cominho, sal e pimenta

A nossa equipe vai estar de plantão no horário comercial, respondendo às dúvidas pertinentes ao Especial Rita, Help!: Coronavírus no Panelinha. O jeito mais eficiente de mandar as suas perguntas é pelos stories do perfil @Panelinha_RitaLobo. É lá também que a equipe de cozinha e da redação vai responder às questões mais frequentes.