#Coronavírus: Especial Rita, Help! dia 2

#Coronavírus: Especial Rita, Help! dia 2
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de março de 2020


O que vai acontecer? Não sabemos. Quando poderemos voltar às nossas atividades? Não sabemos. (Vamos voltar a como era antes? Não sabemos.) Quando as crianças vão poder rever os avós? Não sabemos. Os projetos, os eventos, as comemorações, os encontros são adiados, sem nova data. Escolas, faculdades, lojas, o mundo se fechando. Quando tudo será reaberto? Não sabemos.

Não vou nem entrar aqui em assuntos econômicos (porque “não sabemos”) ou comentar as recomendações de conhecidos e autoridades que dizem o problema não é sério (isso sabemos: estão errados).

Vou fazer, então, o que eu sei fazer: levar mais gente para a cozinha, porque isso pode mudar para melhor esses dias de confinamento – e pode mudar a vida para sempre. Até porque a casa está mais cheia por esses dias e, assim como tem mais bocas em todas as refeições, tem mais mãos para preparar cada uma delas.

Para desanuviar, para seguir a vida, para se alimentar, sempre temos a cozinha.

A equipe toda do Panelinha está trabalhando (e muito!) de casa para tentar mudar o sabor amargo dos tempos de coronavírus. Tem especial no site com respostas para as principais dúvidas: quais alimentos estocar, quais consumir, o que pode congelar? Tá tudo lá. E com atualização, à medida que as dúvidas vão surgindo.

Veja a página especial com tudo sobre alimentação em tempos de distanciamento social

Da cozinha da minha casa, esta semana, faço duas LIVES diárias: uma ao meio dia, com duas ideias de preparações práticas com hortaliças para turbinar o seu pê-efe; e outra, às 21h30, logo depois do Cozinha Prática no GNT, para conversarmos sobre alimentação.

Confira aqui as LIVES do dia #1

A proposta é aproveitar o distanciamento social para ficar juntinho na cozinha, cada um na sua. Que oportunidade única para melhorar a alimentação! É a hora certa para excluir os ultraprocessados e comer comida de verdade, feita em casa, seguindo a dieta brasileira.

As primeiras lives foram muito positivas, com grande participação dos seguidores. Aliás, o resultado da última enquete foi praticamente unânime: todos querem receber as cartinhas com a programação das 24 horas seguintes diariamente. Então, aqui vai:

Hoje, às 21h30, logo depois do Cozinha Prática, tem LIVE no meu perfil (@RitaLobo) no Instagram.

- Vamos conversar sobre a classificação dos alimentos por grau de processamento;

- sobre como excluir os ultraprocessados em tempos de coronavírus é fundamental para melhorar a alimentação. O sistema imunológico agradece!

- E ainda vou aproveitar para explicar como deixar a comida saborosa, sem temperos ultraprocessados.

Amanhã, ao meio-dia, o nosso encontro é na cozinha da minha casa.

- Você prepara o arroz e o feijão (tem receita no Panelinha!);

- se quiser, prepara também carne, peixe ou frango (tem centenas de receitas no Panelinha!);

- e juntos, preparamos duas hortaliças. É a vez da abobrinha e do repolho que muita gente disse que tem na geladeira!

As receitas que vamos preparar são:

- Abobrinha grelhada com alho e molho de azeitonas verdes

- Repolho roxo com maçã

Um detalhe: a Helô, editora do site, me mandou uma mensagem dizendo que foi à feira hoje cedo: as barracas estavam cheias de comida fresquinha, mas a rua estava absolutamente vazia. A recomendação é ficar em casa e só sair – bem pouco – para comprar mantimentos. Fazer isso em um ambiente aberto me parece uma boa ideia. Especialmente porque os supermercados estão lotados, e as feiras, vazias.

Os alimentos que irei usar nos outros dias são:

Quinta - couve e abóbora

Sexta - brócolis e beterraba

Sábado - ervilha congelada com hortelã

Esses conteúdos das lives estão sendo feitos agora – é tudo ao vivo! Então, não é como em todos os outros projetos do Panelinha, que fica tudo pronto com antecedência. Amanhã trago mais novidades – e as receitas dos outros dias.