Banner do Blog

Coxinha de costela com cerveja preta do chef Moacir Santana

Imagem do post

No recheio, vai costela, shoyu, cerveja preta e canela. Uma combinação de sabores nada convencional, a cara do Moacir Santana, chef que recebi no Estúdio para trazer novos ares para o preparo da coxinha nesta temporada do Cozinha Prática. Ainda vai um pouquinho de queijo, para fazer aquele puxa na primeira mordida. E não para aí: a massa dessa coxinha também é invenção do chef Mo-mó (o apelido do Moacir). Leva mandioca, batata e mandioquinha e derrete na boca a cada mordida. Confira o passo a passo aqui.

 

Tudo sobre o episódio

Tudo sobre a temporada

 

Coxinha de costela com cerveja preta do chef Moacir Santana


Rende cerca de 30 unidades

Tempo de preparo: mais de 2h

 

Para o recheio


700 g de ponta de costela sem osso (também conhecida como ponta de peito) 

2 tomates picados com tudo grosseiramente

1 cebola picada fino

7 dentes de alho picados 

200 ml de cerveja preta

100 ml de shoyu 

1 canela em pau 

1 ramo de alecrim 

1 xícara (chá) de queijo muçarela ralada

20 ml de óleo 

salsinha picada a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

  1. Corte a carne em cubos grandes de cerca de 4 cm e tempere com sal e pimenta. 
  2. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Regue com o óleo, adicione a cebola e refogue por 3 minutos. Junte o alho e mexa bem por 2 minutos.
  3. Acrescente toda a carne e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até começar a dourar. Junte a canela, o alecrim, o tomate e refogue por mais 3 minutos. Regue com o shoyu e a cerveja, tempere com uma pitada de sal e de pimenta e misture bem. 
  4. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
  5. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Com uma escumadeira, transfira a carne para uma travessa e desfie os cubos ainda quentes com dois garfos. Misture a salsinha e adicione aos poucos um pouco do caldo do cozimento para deixar o recheio úmido.
  6. Espere o recheio esfriar completamente antes de montar as coxinhas com o queijo ralado (se preferir, prepare até 2 dias antes).


Para a massa


200 g de mandioquinha cozida e espremida (cerca de 1 xícara)

200 g de batata inglesa cozida e espremida (cerca de 1 xícara)

200 g de mandioca cozida e espremida (cerca de 1 xícara)

200 g de farinha de trigo 

160 ml de água 

100 g de manteiga 

10 g de sal

pimenta-do-reino moída na hora a gosto 

2 claras de ovo

farinha de rosca caseira para empanar

1 litro de óleo para fritar

 

  1. Numa panela grande, coloque a mandioquinha, a batata e a mandioca cozidas e espremidas. Junte a água, leve ao fogo alto e misture com uma espátula de bambu para formar um purê mais fluido. 
  2. Acrescente a manteiga, tempere com o sal e pimenta e continue mexendo até a manteiga derreter. 
  3. Adicione a farinha aos poucos, mexendo bem com a espátula para incorporar Continue mexendo por cerca de 3 minutos, até a massa descolar do fundo da panela e ficar bem lisa. 
  4. Transfira a massa para uma travessa, espalhando com a espátula – assim a massa esfria mais rápido. Cubra a massa com filme em contato e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de montar as coxinhas.
  5. Para modelar as coxinhas: retire uma porção de massa e enrole formando uma bolinha. Abra a bolinha entre as duas palmas da mão, coloque um pouco do recheio desejado no centro e dobre as bordas dando formato à coxinha.
  6. Numa tigela coloque as claras e noutra tigela coloque a farinha de rosca. Com uma das mãos passe a coxinha pela clara e deixe correr bem o excesso, em seguida com a outra mão, passe a coxinha pela farinha de rosca. Repita com todas as coxinhas.
  7. Leve uma panela de borda alta com o óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma assadeira com papel-toalha.
  8. Com a escumadeira, mergulhe delicadamente 4 coxinhas no óleo quente e deixe fritar, mexendo de vez em quando, até dourar. Com a escumadeira, transfira as coxinhas para a assadeira forrada com papel e repita com o restante. Sirva a seguir.