Cozinha Prática: novos episódios inéditos!

Cozinha Prática: novos episódios inéditos!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 25 de agosto de 2020


A partir de segunda-feira (30/8), tem episódios inéditos do Cozinha Prática. Entra no ar uma programação nova, cheia de frescor, para renovar os ânimos na cozinha.


Produzir esta nova temporada, com encontros diários e episódios inéditos às segundas, quartas e sextas, foi um grande desafio. Para retomar as gravações com a pandemia do coronavírus ainda fora de controle, tivemos de mudar o jeito de trabalhar.

Saiba tudo sobre os bastidores do Estúdio Panelinha


Confira a nova grade do Cozinha Prática!

Segundas - Receitas rápidas: são aquelas preparações para resolver as refeições num piscar de olhos! E tem uma novidade: vou falar bastante reaproveitamento ao longo da temporada.

Terça - Dia de feira: vamos revisitar todas as barracas de frutas e hortaliças e explorar ideias de como incluir esse alimentos no dia a dia.

Quarta - Doces: um dia totalmente dedicado a sobremesas, compotas, bolos… Para adoçar a vida e lamber a tela da TV com a testa. Episódios (e doces) inéditos.

Quinta - Preguiça total: quem lembra dos preparos espertíssimos para os dias em que a vontade de cozinhar é zero? Vamos relembrar esses aliados dos dias de preguiça.

Sexta - Divirta-se: já que a recomendação é continuar em casa, vamos transformar a cozinha no em refúgio! São receitas mais elaboradas, para quem ama cozinhar. Episódios (e receitas) inéditos.

Os episódios vão ao ar todos os dias, às 21h


E logo na primeira semana, vai ter jantar a jato e sem carne, sobremesa com dose dupla de chocolate e clássico da cozinha francesa para curtir na cozinha! Confira o cardápio da semana:


4/9, sexta, divirta-se: BOEUF BOURGUIGNON

Sexta é o dia do programa em que vou transformar a cozinha em refúgio. São receitas para curtir a cozinha, encostar a barriga no fogão, tomar uma taça de vinho… E para abrir a temporada, um clássico francês: boeuf bourguignon, o ensopado de carne que fica horas marinando, e depois cozinhando no vinho, com ervas e legumes aromáticos. O resultado é um prato intenso, cheio de camadas de sabor, que vamos servir com purê de batata e cebola-pérola grelhada para dar uma cara nova ao prato.

31/8, segunda, receitas rápidas: ENSOPADO DE ABOBRINHA COM CUSCUZ MARROQUINO

Essa receita é daquelas superpráticas, para dias corridos. Mas você me conhece: falta de tempo, por aqui, não é desculpa para falta de charme! A abobrinha ensopada tem sabor e textura surpreendentes. E o cuscuz fica cheio de graça com um refogado intenso, de alcaparra. O episódio não é em tempo real, mas a receita é tão rápida que com certeza você consegue preparar comigo. Então prepare-se:


Lista de compras (4 porções):

- Abobrinha - 2

- Alho - 2 dentes

- Tomilho - 2 ramos

- Cebola roxa - 1

- Limão - 1

- Tomate pelado - 2 latas

- Cuscuz marroquino - 1 xícara (chá)

- Alcaparra - 3 colheres (sopa)

- Amêndoas laminadas - ¼ xícara (chá)

- Azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Você vai precisar de:

- Liquidificador (ou mixer ou amassador de batatas)

- Panela média

- Chaleira

- Tigela média

- Frigideira

- Tábua, faca, xícaras e colheres medidoras


1/9, terça, dia de feira: amarelos

Uma viagem pela feira para descobrir preparos surpreendentes, que transformam tudo que tocam em ouro! De diferentes cantos do mundo, essas joias culinárias têm uma coisa em comum: ingredientes muito simples, do dia a dia, que combinados dão brilho às refeições.


Vamos visitar o México, a Índia e o Marrocos em uma volta ao mundo em 30 minutos!

Salada de milho grelhado - direto do México, essa salada dá uma camada de textura e sabor ao risoto, ao pê-efe, ao ovo mexido, à tostada de abacate!

Chutney de abacaxi - sirva o bolinho de arroz com um pote dessa receita indiana para dar outra cara ao happy hour.

Conserva de limão siciliano - os ensopados nunca mais serão os mesmos com as fatias da casca do limão conservado no sal. Essa receita é uma joia!

2/9, quarta, doces: SUFLÊ DE CHOCOLATE COM CALDA DE CHOCOLATE


A receita com chocolate ao quadrado veio direto da quarentena. Durante a pandemia, o Gabriel, meu filho mais velho, se mostrou o grande cozinheiro. E o suflê de chocolate que ele preparou ficou demais! Ele é um pouquinho mais denso que a preparação que eu já te mostrei aqui no programa e também mais úmido. E também é um pouquinho mais fácil de fazer. Mas a grande diferença é que ele ainda serviu com uma calda de chocolate.


Eu provei sem grandes expectativas, porque eu achei que suflê de chocolate com calda de chocolate ia tirar um pouco da delicadeza da preparação… Mas não é que ficou o máximo? Tanto que eu quis mostrar pra você!


3/9, quinta, preguiça total: MACARRÃO AO LIMÃO

Um dia de receitas dedicado aos momentos em que a preguiça bate forte. Não precisa apelar para o delivery – e eu vou provar. Com evidências, ou melhor, receitas. Vamos rever como resolver a refeição cozinhando o mínimo possível. E como transformar os preparos usando os acessórios culinários. Vai ter macarrão ao limão finalizado com biscoito de polvilho quebradinho.

E vai ter também espaguete ao pesto!