Tudo sobre a semana de estreia do Cozinha Prática 2020

Tudo sobre a semana de estreia do Cozinha Prática 2020
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de março de 2020


A semana de estreia do Cozinha Prática 2020 é uma surra de receita boa, sob medida para você que quer manter uma alimentação saudável todos os dias, sem mesmice, sem afetação, mas com muita graça e um repertório cheio de boas referências. Antes de contar o que vai ter em casa episódio, vou repassar rapidamente a semana:


Segunda: Em Tempo Real - em jantar que está funcionando não se mexe!


Terça: Desgourmetiza - as receitas que todo mundo ama, para resgatar o prazer de comer e cozinhar.


Quarta: Reaproveitamento - a cada episódio um preparo se desdobra em outros dois! Quem se lembra dessa temporada?


Quinta: Dia de Feira - quer dar uma volta na feira comigo? Opa, então prepare-se para se divertir e ainda descobrir novos usos de diferentes grupo de alimentos.

9/3, Segunda, Em Tempo Real: BATATA ROSTI COM SALADA


A receita de estreia da temporada é de uma simplicidade ímpar. Veja a lista de ingredientes:

1 batata

(Risos!) Mas é cheia de tags:


#paraum - é refeição prática e gostosa para quem precisa cozinhar só para si

#semcarne - e com muito sabor!

#umapanelasó - tchau, pia cheia de louças!


O preparo é muito fácil, com poucas etapas, que é pra gente pegar o ritmo de novo. E com esse esforço mínimo, você prepara um jantar incrível: a batata rosti fica dourada e crocante por fora e bem macia por dentro. E para trazer frescor, o ardidinho da rúcula ganha o reforço do molho de mostarda e mel, intenso!

Lista de compras

(1 porção)

- 1 batata inglesa grande (mas também pode ser asterix ou baraka)

- queijo meia-cura - cerca de 25 g

- mostarda de Dijon - 2 colheres (sopa)

- vinagre de vinho tinto - 1 colher (sopa)

- mel - 1 colher (sopa)

- folhas de rúcula (de preferência italiana)

- sal e pimenta-do-reino

- azeite

Você vai precisar de

- pano de prato limpo (para torcer a batata ralada)

- ralador

- frigideira antiaderente

- tigela

- pote de vidro com tampa

Deixe no jeito

- lave e seque as folhas de rúcula


10/3, Terça, Desgourmetiza: BERINJELA À PARMEGIANA


Mesmo as receitas mais clássicas podem ser melhoradas. Mexi aqui e ali na berinjela à parmegiana para deixar o preparo mais leve, mais elegante e mais fácil de servir. As mudanças estão nos detalhes.


Em vez de cortar as berinjelas em fatias no sentido do comprimento, vamos de rodelas. Aposto que quem já puxou a fatia inteira na hora de se servir sacou a ideia! As torres ficam tão elegantes...

Para ressaltar a textura crocante da berinjela, vamos de menos molho e intercalado com queijo para não umedecer a casquinha. Só de descrever dá água na boca!


11/3, Quarta, Reaproveitamento: ESTROGONOFE


Existe clássico da cozinha e existe clássico do Cozinha Prática. Na reapresentação da quarta-feira vamos rever uma temporada que é recheada de sucessos do programa. Para começar, estrogonofe de carne.


Mas, você me conhece, vamos além, muito além! A gente entra na cozinha para preparar o estrogonofe e sai com outras duas refeições engatilhadas: rolinho de acelga (um escândalo na relação praticidade x sabor) e macarrão com molho de estrogonofe e abobrinha grelhada.


As sobras planejadas são um jeito incrível de otimizar a cozinhança. Você não precisa preparar a refeição sempre do zero.


12/3, Quinta, Dia de Feira: Amarelos

Aperte o cinto e coloque o assento na posição vertical: estamos prontos para decolar nessa viagem pela feira com preparos surpreendentes, que transformam tudo que tocam em ouro! De diferentes cantos do mundo, essas joias culinárias têm uma coisa em comum: ingredientes muito simples, do dia a dia, que combinados dão brilho às refeições.


Já neste primeiro episódio você vai ver que não precisa passar no empório gastronômico para deixar a mesa especial. É só caprichar no repertório. E por isso vamos visitar o México, a Índia e o Marrocos em uma volta ao mundo em 30 minutos!

Salada de milho grelhado - direto do México, essa salada dá uma camada de textura e sabor ao risoto, ao pê-efe, ao ovo mexido, à tostada de abacate!

Chutney de abacaxi - sirva o bolinho de arroz com um pote dessa receita indiana para dar outra cara ao happy hour.

Conserva de limão siciliano - os ensopados nunca mais serão os mesmos com as fatias da casca do limão conservado no sal. Essa receita é uma joia!


Sexta: Cozinhas - vamos rever como diferentes perfis de pessoas (e casais, e famílias!) ocupam a cozinha e superam os obstáculos do dia a dia!

13/3, sexta - Cozinhas: A dois

Para fechar a semana, vamos revisitar a temporada das Cozinhas. A primeira cozinha, do Carlos e da Patrícia, é um exemplo de organização e de divisão de tarefas. Pequena, é uma cozinha em que cada item tem seu lugar (e tudo é contado: quatro pratos, quatro copos, quatro xícaras). E o decor é todo inspirado na Grécia.

Depois da visita, volto para o Estúdio Panelinha para preparar duas saladas inspiradas no clima mediterrâneo da casa deles: a salada grega (cheia de truques para ficar incrível) e uma salada morna de grão-de-bico com cenoura e cebola assada com especiarias que entra fácil-fácil no cardápio do dia a dia.

Para fechar o passeio, ainda mostro como adaptar para a sua casa as ideias mais legais da cozinha que visitamos. Quanta coisa boa!


O Cozinha Prática vai ao ar diariamente, às 21h.