As rápidas e as divertidas: receitas para todas as vontades

As rápidas e as divertidas: receitas para todas as vontades
Compartilhe

Por Rita Lobo - 08 de maio de 2020


Vamos entrar em mais uma semana em que é importante ficar em casa. Continuamos cozinhando e esperando que tudo isso passe e a gente possa retomar o ritmo, os encontros, a vida com menos impacto do coronavírus. Quem está cumprindo as recomendações de distanciamento social está passando por experiência muito diferente. E no meio de todas as mudanças, a cozinha ganhou importância.


Não tem lado bom da pandemia. Mas é fato que as pessoas estão cozinhando mais. Vejo isso no aumento da audiência do site Panelinha, nas marcações de fotos em que os seguidores mostram o que estão preparando, na minha própria rotina. Todas as refeições são em casa – e quem topou meu convite de aproveitar para aprender ou melhorar as habilidades culinárias com certeza avançou bastante até aqui e pode estar querendo explorar novos territórios. Mas também deve ter seus dias de cansaço de cozinhar, pensar no cardápio, organizar as compras...


Nessa semana do Cozinha Prática tem preparos de dois tipos: de um lado, aqueles quebra-galhos para os dias de falta de ideia ou tempo. Na segunda, vou mostrar o ensopado rápido de frango, com sabores bem marroquinos e cheio de atalhos para ficar bem prático. E olha que bacana: ele congela super bem. Na quinta, no episódio Dia de Feira, vamos explorar os cogumelos e você vai ver três receitas que vão entrar no repertório da casa com certeza: uma conserva de shimeji ma-ra-vi-lho-sa (sério, com sílabas separadas e tudo). Ela se desdobra num jantar muito esperto: batata assada com conserva de shimeji (e queijo de iogurte caseiro e bacon, que combinação!).


Do outro lado, para quem ganhou habilidades novas e está com vontade de dar passos na cozinha, tem três episódios incríveis:


Feijoada - Vou esmiuçar o maior clássico brasileiro. E mesmo que não dê para reunir os amigos, pode preparar, porcionar e congelar e garantir o almoço de todas as quartas-feiras em grande estilo!
Massa de pizza + molho de tomate para pizza - A campeã de audiência do Panelinha na TV!
Torta de palmito - Essa é para quem está ficando com vontade de avançar no campo da apresentação. Além, claro, de a torta ser maravilhosa, com palmito e ervilha frescos, ela tem uma treliça linda em cima.

14/5, quinta, dia de feira: Cogumelos

Vamos explorar os tipos de cogumelos, vou mostrar como limpar (faz muita diferença no caso do cogumelo) e muitas ideias de como usar. As receitas do episódio estão incríveis: uma conversa de shimeji que funciona como acompanhamento e também para dar aquela levantada em outros preparos. Ela se desdobra, por exemplo, nesta batata assada com conserva de cogumelo, queijo de iogurte e farofinha de bacon. E vou mostrar também um espaguete com cogumelos que é ótimo para resolver a refeição sem deixar o astral cair.


15/5, sexta, cozinhas: torta de palmito

Pode acreditar, esta é a melhor torta de palmito que você já viu. O palmito é fresco, o recheio ultra cremoso e a montagem uma belezura.

11/5, Segunda, em tempo real: ensopado rápido de frango


Fica pronto ainda mais rápido se rolar divisão de tarefas. E pode congelar. Esse ensopado entra na rotina da semana. O frango ganha ares especiais em um preparo fácil e simples.


Lista de compras


1 peito inteiro de frango sem pele e nem osso (cerca de 500 g)

1 lata de grão-de-bico cozido

1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)

cuscuz marroquino - 1 xícara (chá) (cerca de 180 g)

limão - 1

cebola - vamos usar meia

alho - 1 dente

louro - 1 folha

mel - 1 colher (sopa)

cominho em pó - 1 colher (chá)

cúrcuma - ½ colher (chá)

pimenta-de-caiena - 1 pitada

folhas de coentro a gosto para servir

azeite, sal e pimenta-do-reino


Lista de utensílios


tigela pequena e média

prato raso que cubra uma tigela pequena

panela média

fervedor (para aquecer a água do cuscuz marroquino)

peneira

espátula

ralador de cítrico (zester)

ponteira de limão

garfo

faca

tábua

jarra medidora

xícaras e colheres medidoras


Pré-preparo

Lave e seque o limão e as folhas de coentro.

12/5, terça, desgourmetiza: feijoada

Uma feijoada completa, digna de restaurante, feita em casa, com os pertences que você preferir! Na receita tem a nossa sugestão de combinação, mas no fim tem proporção para você escolher. O passo a passo bem detalhado garante a feijoada saborosa e nada pesada.

13/5, quarta, reaproveitamento: pizza caseira

Há tempos que essa massa de pizza é a campeã de audiência do Panelinha. Não é à toa: preparar a própria pizza em casa é uma revolução! Você vai ver também como fazer o molho de tomate para pizza e duas ideias incríveis para reaproveitar a massa da pizza: rolinho de canela e enroladinho de parmesão com azeitona.