Uma semana de preparos para aquecer (a alma)

Uma semana de preparos para aquecer (a alma)
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de maio de 2020


Não se como está a temperatura aí onde você mora, mas aqui em São Paulo o outono deu as caras. Esfriou, especialmente à noitinha. Está aberta a temporada dos preparos caldosos, dos molhos cremosos, das sobremesas quentes com frutas. Dá uma olhada nesse frango, que vai ao ar na terça-feira.

As temporadas do Cozinha Prática são produzidas com bastante antecedência, mas sabemos exatamente quando cada espisódio inédito vai ao ar. Na hora de escolher as receitas que vou apresentar, levo em consideração as mudanças de estação, a sazonalidade das frutas e das hortaliças... Não é à toa que vamos ter uma semana com receitas quentinhas, daquelas que aquecem a alma e confortam. O que a gente não sabia quando estava bolando esses episódios que estaríamos precisando tanto de conforto!

Então, mesmo que não esteja assim tão frio aí onde você mora, não deixe de acompanhar esta semana que vai ter uma omelete toda especial, o clássico frango com quiabo (numa versão bem caprichada, com aquelas técnicas culinárias que fazem toda a diferença), uma torta de frutas que é um clássico do Panelinha e ainda uma sugestão de polenta cremosa com dois molhos que é o puro conforto.

Propositalmente, pulei um dia da semana, a quinta. É que o dia de feira vai ser uma aula imperdível sobre especiarias. Vou ensinar a temperar carnes, que é o que todo mundo pergunta, e também grãos e hortaliças, que é o que todo mundo precisa! Quem acompanhou as minhas 50 lives da quarentena sabe que o segredo para melhorar a alimentação é incluir mais hortaliças e grãos nas refeições. Veja a seguir as receitas dos episódios.

22/5, sexta, cozinhas: POLENTA CREMOSA com ragu e com PESTO

Com esse friozinho que chegou, o episódio de sexta tem tudo para emplacar as receitas do fim de semana. Polenta cremosa com ragu de linguiça ou com pesto? Ambos?

18/5, segunda, em tempo real: omelete suflê


Vamos transformar ingredientes de sempre em um jantar nada convencional. O elemento principal dessa transformação é técnica culinária. A omelete fica fofíssima, muito leve. Para acompanhar, um molho de queijo bem cremoso e tomate grelhado.


Lista de compras

2 ovos

1 tomate maduro

Queijo parmesão ralado - ⅓ de xícara (chá) (cerca de 36 g)

Leite - ½ xícara (chá)

Amido de milho - 1 colher (chá)

Noz-moscada

Rúcula - folhas para servir

Azeite, sal, pimenta-do-reino


Lista de utensílios


- tigelas pequenas e médias

- panela pequena

- frigideira antiaderente (nós usamos uma de 24 cm de diâmetro) + tampa

- batedor de arame (fouet)

- ralador

- prato

- espátula

- papel alumínio

- papel toalha

- faca

- tábua

- jarra medidora

- xícaras e colheres medidoras


Pré-preparo


Lave e seque o tomate e as folhas de rúcula.

19/5, terça, desgourmetiza: frango com quiabo

A clássica receita com todos aqueles detalhes que fazem a diferença. As coxas e sobrecoxas são braseadas, cozinham com pouco líquido, para que a carne fique úmida e a pele dourada e crocante.


20/5, quarta, reaproveitamento: torta de compota de frutas

Se as frutas vivem ameaçando passar do ponto na sua fruteira, não perca esse episódio. Mostro o preparo de uma compota de frutas e de uma torta rústica de frutas que vão movimentar a fila da fruteira. Para incrementar ainda mais a sobremesa, mostro um caramelo de chocolate branco sensacional.


21/5, quinta, dia de feira: Especiarias

Um episódio feito sob medida para quem não sabe temperar os alimentos. Vou mostrar muitas combinações de sabor e duas receitas muito fáceis, para praticar para valer o uso das especiarias no dia a dia: vagem refogada com especiarias e pasta de lentilha e ervilha com cominho.