A última semana desta temporada

A última semana desta temporada
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de maio de 2020


Sempre que uma temporada do Cozinha Prática chega ao fim dá a sensação de que passou voando. Desta vez foi diferente. Nada passa voando nesse momento em que estamos vivendo. Mas esta é a última semana de episódios inéditos.


A temporada 2020 entrou no ar uma semana antes do início do distanciamento social. Como o lema do programa é "comida de verdade para todas as ocasiões", mesmo com a mudança radical pela qual todos passamos, as receitas continuaram fazendo sentido. E isso não é coincidência ou sorte. Tudo o que fazemos leva em conta o dia a dia, os ingredientes que você tem em casa, o tempo que temos disponível para cozinhar. Por isso funcionam (além de dar certo, elas encaixam na rotina, seja dos dias de semana, seja dos dias de descanso).


Entre as receitas da semana, tem crostini para o casal fazer um happy hour no lugar do jantar; calzone para preparar com a família; pastinha de alho e geleia de cebola para incrementar a mesa; hambúrguer com vinagrete de chuchu para sair da rotina. E ainda tem um episódio dedicado a receitas superfáceis para deixar o almoço no jeito.

E não precisa fazer bico que a temporada está acabando: ainda durante a semana vai ter novidade das boas! A gente vai continuar se encontrando bastante. Não posso contar ainda. Mas muito em breve vou anunciar. Fique de olho nas minhas redes sociais.


5/6, sexta, cozinhas: HAMBÚRGUER COM VINAGRETE DE CHUCHU

E para encerrar a semana e esta temporada vamos preparar um hambúrguer que leva linguiça para ficar ainda mais saboroso. E para contrastar, o frescor e a crocância de um surpreendente vinagrete de chuchu.


1/6, segunda, em tempo real: happy hour para dois

Sabe aquele dia em que você quer comer alguma coisa gostosa, que não é lanche nem jantar? Prepare-se para um desfile de crostinis que ficam prontos muito rapidamente e são deliciosos. O segredo está nas combinações de sabor, todas elas incríveis e surpreendentes. Dá uma olhada:

Crostini de sardinha com cebola dourada e limão siciliano

Crostini de pimentão com alho

Crostini de gorgonzola com mel de amaretto


Lista de compras


2 latas de sardinha em óleo ou água (125g cada)

mel - ⅓ de xícara (chá)

licor de amêndoas (amaretto) - 1 ½ colher (chá)

100 g de queijo gorgonzola esfarelado

limão siciliano - 1

cebola - 1

pimentão vermelho - 2

alho - 2 dentes

pão cascudo

vinho para servir

azeite, sal e pimenta-do-reino


Lista de utensílios


tigelas pequenas

frigideira grande

ralador de cítricos

faca

tábua

xícaras e colheres medidoras


Pré-preparo


Lave e seque os pimentões e o limão siciliano.


2/6, terça, desgourmetiza: calzone

A massa de pizza do Panelinha é sucesso total – e a gente reviu o clássico episódio em que mostro o passo a passo há três semanas. Hoje, a mesma massa vai virar calzone. O legal dessa receita é que você pode preparar em porção individual. Então cada um pode inventar o recheio que quiser. Olha que boa desculpa para chamar todo mundo para a cozinha! No programa, mostro duas ideias de recheio:

Calzone de escarola com queijo

Calzone de queijo com tomate


3/6, quarta, reaproveitamento: marmitas

Esse episódio é para quem gosta daquele almoço espertíssimo, prático e portátil. São tantas ideias legais que você vai achar difícil escolher qual preparar primeiro.

Pot noodles

Salada mexicana de músculo

Arroz sírio

Sopa de salsão

Pudim rápido de tapioca


4/6, quinta, dia de feira: liliáceas

O alho e a cebola, figurinhas carimbadas de todas as receitas (tirando as doces), vão ganhar o posto de protagonistas num episódio com clima de reencontro familiar. Na biologia clássica, a família liliaceae reunia lírios, cebola, alho, alho-poró, cebolinha e echalota. Hoje, só os lírios são considerados dessa família. Mas todas essas plantas vão se reencontrar no Cozinha Prática! O alho vai virar pasta para passar no pão, a cebola se transforma em uma geleia maravilhosa com vinho tinto, o alho-poró vai parar na quiche e os lírios ocupam o centro da mesa, em um arranjo belíssimo feito pela florista Daniela Lanoum.