Uma semana com muita técnica para deixar o dia a dia mais saboroso

Uma semana com muita técnica para deixar o dia a dia mais saboroso
Compartilhe

Por Rita Lobo - 12 de março de 2020


Carne moída, ovos, brócolis. Ingredientes de sempre vão se transformar em pratos incríveis na segunda semana do Cozinha Prática 2020. Vai ter muita técnica culinária para deixar as refeições do dia a dia ainda mais saborosas e com jeito de ocasião especial!


A cada teste culinário aqui no Panelinha, buscamos dar um passo além. É por isso que as nossas receitas, além de funcionar, são perfeitas para o seu dia a dia. Levamos em consideração os ingredientes que temos no Brasil, os nossos hábitos alimentares e até as orientações nutricionais da Organização Mundial da Saúde. Quer um exemplo? Reduzir o consumo de carne.

A dieta brasileira é fantástica, baseada em arroz, feijão, legumes e verduras (isso seria uma alimentação plant based, que está tão na moda). Os nossos excessos são: carnes e açúcar. Precisa parar de comer? Em termos de saúde, não. Mas temos que reduzir.

Logo na segunda, vou dar um exemplo de como é que isso se faz. Vai ter carne moída, mas 400 gramas de patinho serão suficientes para 6 porções. Como? Acrescentando 200 gramas de vagem no refogado. O acompanhamento é farofa, que leva cenoura, deliciosa, e também uma saladinha de rabanete com ervas.

E o melhor: tudo feito em Tempo Real. Mas vai dar tempo para mostrar todas as técnicas que transformam uma simples carne moída numa preparação caprichadíssima – da forma que ela é dourada à técnica clássica para render um molho encorpado, cada detalhe da receita foi pensado para deixar o prato mais gostoso, sem dar trabalho a mais.

20/3, SEXTA-FEIRA, cozinhas: de colecionadora


Nesse episódio sobre memória visito a cozinha da chef Heloisa Bacellar, que coleciona utensílios desde os 13 anos de idade! Numa cozinha cheia de histórias não falta espaço para a praticidade. Itens menos usados vão para as prateleiras mais altas. Os do dia a dia ficam ao alcance da mão. Para ficar no clima das lembranças, voltei para o estúdio e preparei um bolo gelado de coco, bem molhadinho, daqueles de embrulhar no papel alumínio.

Outros episódios da semana

16/3, SEGUNDA, em tempo real: CARNE MOÍDA COM VAGEM, FAROFA DE CENOURA E SALADA DE RABANETE COM ERVAS


Quem prepara almoço e jantar para a família todos os dias sabe que carne moída é uma mão na roda! Pois nesta segunda, vamos preparar juntos uma receita sensacional. Tem técnica e também orientação nutricional: de reduzir o consumo de carne e aumentar o de hortaliças.


Vai ter mais hortaliças, mais repertório e mais variação de sabores! E tudo isso em menos de meia hora!


Você nunca mais vai querer preparar carne moída de outro jeito! Prepare-se para cozinhar comigo em tempo real, confira aqui a lista de compras, utensílios e pré-preparo.


Lista de compras

400 g de patinho moído

200 g de vagem (cerca de 20 unidades)

1 cenoura

3 rabanetes

2 cebolas

1 dente de alho

1 maço de salsinha (vamos usar 12 ramos)

1 maço de hortelã (vamos usar 8 ramos)

Farinha de milho amarela flocada (2 ½ xícaras de chá)

Farinha de trigo (1 colher de sopa)

Páprica (1 colher de chá)

Cominho (½ colher de chá)

Manteiga (75 g)

Óleo (¼ de xícara de chá)

Azeite, sal e pimenta-do-reino moída


Você vai precisar de

Tigela

Fatiador de legumes

Panela média (ou frigideira grande)

Chaleira

Xícaras medidoras, faca e tábua

Deixe no jeito

Lave e seque a vagem, os rabanetes e as ervas

17/3, TERÇA, desgourmetiza: QUINDÃO

Ovos, coco, açúcar e manteiga vão se transformar em um quindão clássico, elegante, um arraso!


E como vamos separar as gemas das claras de quinze ovos, vai dar tempo de tirar muitas dúvidas sobre ovos. A cor das cascas, das gemas, se é orgânico, caipira, criado solto… tem muito assunto!


Atenção ao spoiler... Depois de muitos testes, podemos bater o martelo: quindão congela superbem. Você pode preparar com um mês de antecedência e descongelar na hora de servir. Receita certa para uma celebração, hein?

18/3, QUARTA, reaproveitamento: FRANGO ASSADO

Se você acha que assar um frango não vale a pena ou é trabalhoso demais, não pode perder o episódio de quarta-feira. Vou mostrar que o preparo pode ser prático e render refeições que ajudam a planejar a semana inteira.


Vai sair um frango assado com laranja e purê de batata-doce. As sobras da ave vão ser transformadas em outras duas refeições incríveis: uma torta integral de espinafre com frango e a salada de frango com repolho e abacaxi para a marmita.


19/3, QUINTA, dia de FEIRA: brassicácea

Brócolis, couve-flor, rabanete, couve e repolho! Fui à feira e voltei com uma família inteira para o estúdio. E com um missão: preparar as hortaliças da família brassicácea sem deixar a cozinha com cheiro de pum.


A solução: forno neles! Além de não soltar aquele cheiro forte, eles ficam ainda mais gostosos. Ganham uma camada de sabor com os tostadinhos e ficam com textura incrível. Vai parecer mágica: com uma família de hortaliças e um método de cozimento vamos preparar uma porção de receita incríveis!

Brócolis assado com molho de missô

Couve-flor assada com molho de queijo azul

Rabanete assado com molho de balsâmico e mel

Repolho assado

Chips de couve

O Cozinha Prática vai ao ar diariamente, às 21h.