Uma semana inteira de preparos surpreendentes

Uma semana inteira de preparos surpreendentes
Compartilhe

Por Rita Lobo - 26 de março de 2020


Como contei na semana passada, quando gravei a nova temporada do Cozinha Prática, nem na China o coronavírus era uma questão. Ninguém poderia imaginar que o mundo ficaria em quarentena.


como a proposta do programa é ter comida de verdade para todas as ocasiões, as receitas funcionam até para esses tempos de distanciamento social


Quem está em home office, e tem que resolver (e comer) o almoço em uma hora, vai adorar o salmão agridoce com legumes picantes do episódio da segunda-feira – e também a shakshuka que fecha a semana.


Com todo mundo mais atento às sobras, a receita de arroz de forno tem tudo para virar figurinha carimbada. É desgourmetiza, bem! Fique ligado na terça-feira.


Procurando uma receita que congele bem para fazer a mais? Então não pode perder o episódio de Reaproveitamento da quarta: a costelinha de porco com molho mediterrâneo já virou um clássico do Cozinha Prática!


Quem está em casa, e com um pouco mais de tempo para se dedicar à cozinha, vai adorar experimentar o nhoque de abóbora com molho cremoso de laranja do episódio de Dia de Feira, que vai ao ar na quinta. (E na sexta, você já sabe, é dia de rever a shakshuka!)

Veja a seguir a programação completa e também as receitas para você aproveitar durante a quarentena.



3/4, SEXTA, COZINHAS: SHAKSHUKA


No episódio dessa semana visitamos a cozinha da Lena Mattar, que é apaixonada por gastronomia e adora cozinhar com o marido, o arquiteto Fabricio Lenci. Eles adoram hortaliças e preparos práticos. Na volta para o Estúdio Panelinha, preparei uma shakshuka, um clássico das refeições rápidas.


30/3, SEGUNDA, EM TEMPO REAL: SALMÃO AGRIDOCE COM LEGUMES PICANTES

A cozinha oriental é uma boa fonte de inspiração para refeições rápidas e saborosas. O salmão grelhado – que muita gente já cansou de comer – fica bem diferente com um molho agridoce de shoyu, mel e vinagre de arroz. E, para acompanhar, legumes bem crocantes, picantes – e atrevidos!

Confira do que você vai precisar para cozinhar comigo!

LISTA DE COMPRAS

4 tranches (postas) de salmão sem a pele (cerca de 500 g)

Repolho roxo (vamos usar meio)

Cenoura

Edamame congelado (soja verde) - 1 xícara (chá)

Cebola

Alho

Gengibre - ½ colher (sopa)

Pimenta dedo-de-moça

Manjericão - folhas para servir

Óleo - 2 ½ colheres (sopa)

Óleo de gergelim torrado - 1 colher (chá)

Vinagre de arroz - ½ xícara (chá)

Shoyu - ¼ de xícara (chá)

Mel - 3 colheres (sopa)

Amido de milho - 1 colher (chá)

Arroz - 1 ½ xícara (chá)

1 Anis-estrelado

LISTA DE UTENSÍLIOS

Jarra medidora
Descascador de legumes
Ralador de gengibre
Espátula
Pinça
Tigela + peneira OU escorredor de massa
Frigideira grande (preferência antiaderente)
Tigela (para colocar os legumes prontos)
Papel toalha
Travessa (para apoiar salmão antes de voltar p/ molho)
Panela de pressão
Faca, tábua, xícaras e colheres medidoras

DEIXE NO JEITO

Lave e seque a cenoura. Lave, seque, tire as sementes e fatie fininho a pimenta dedo-de-moça.


31/3, TERÇA, DESGOURMETIZA: ARROZ DE FORNo gratinado

Você não vai acreditar no que a gente fez com esse clássico do reaproveitamento! Ele ganhou um banho de loja e ficou todo cheio das nove horas! Molho branco, pedaços de abobrinha e uma farofinha crocante transformam o sabor e a textura do prato. E para ele ficar ainda mais invocado, vai ao forno em porções individuais. Fica tão arrumadinho!


1/4, QUARTA, REAPROVEITAMENTO: COSTELINHA DE PORCO AO MOLHO MEDITERRÂNEO

Um clássico do Cozinha Prática! A combinação de sabores do molho (com tomate, vinho e casca de limão) é apenas inacreditável. Mostro ainda uma ideia ótima para variar o acompanhamento das carnes: canjiquinha cremosa de milho! E depois a sobra vira canjiquinha grelhada.


2/4, QUINTA, DIA DE FEIRA: laranjas

O laranja, essa cor que nunca sai de moda, virou uma das receitas mais incríveis dessa temporada. Fui à feira e voltei com abóbora japonesa e laranja. Saiu um nhoque de abóbora com molho cremoso de laranja e farofinha de amêndoas. É delicado e diferente, não deixe de experimentar!

O Cozinha Prática vai ao ar todos os dias, às 21h, no canal GNT.