Comida de verdade até na quarentena!

Comida de verdade até na quarentena!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 03 de abril de 2020


A importância de continuarmos em casa em função da pandemia do coronvírus continua. E a cada semana que passa – estamos entrando na quarta –, quando venho aqui contar o que vai rolar no Cozinha Prática, me surpreendo com o fato de as receitas, apesar de não terem sido pensadas para esse momento, fazem muito sentido.


O objetivo do meu trabalho é melhorar a alimentação das pessoas, de todas aquelas que me seguem, usam o site, os livros, assintem os programas. Por isso, as receitas são pensandas levando em consideração se é fácil de encontrar os ingredientes, se a preparação vai fazer sentido na rotina da maioria – até para as receitas festivas gosto de apresentar opções com alimentos simples. É o caso do maravilhoso pudim de rabanada, que você vai ver nesta terça-feira, feito com sobras de pão.


É por isso que as receitas fazem sentido até para a quarentena! E esta semana, as receitas estão incríveis: tem salada de macarrão inédita na segunda, um monte de vinagretes para alegrar os mais variados pratos na quinta, e na quarta tem um episódio que poderia ter sido pensado para esses tempos de distanciamento social. Vai sair sopa de cebola, feita com um caldo de carne a jato, cuja carne se transforma em outros pratos, o hommus ma lahmma, uma carne desfiada saborosíssima servida com homus, e um pastel de carne. Assim, você não precisa cozinhar do zero a cada refeição.


Confira a programação da semana.


10/4, sexta, cozinhas: BROWNIE CREMOSO DE CASTANHA-DO-PARA

Dia de conhecer a cozinha da minha amiga Maguy Etlin. Tudo lá é garimpado, dos puxadores dos gavetões, às louças, dos objetos aos enfeites – um vintage, outro de viagem, outro divertido. São detalhes que fazem da cozinha dela um lugar especialíssimo, daqueles que a gente não tem vontade de sair. Para combinar com esse clima, mostro uma receita deliciosa de brownie com castanha-do-pará enfeitado com frutas cortadas.


6/4, segunda, em tempo real: salada de macarrão com cogumelo e pimentão dourados


Vamos preparar juntos um jantar fresco, colorido, bem alto astral. A salada de macarrão leva um pesto de espinafre bem refrescante e ganha profundidade com o pimentão e o cogumelo dourados. E é uma receita adaptável: você pode fazer com os legumes que tem em casa.


Lista de compras

400 g de rigatoni - cerca de 6 xícaras (chá)

300 g de cogumelos-de-paris limpos - cerca de 3 ⅓ de xícaras (chá)

Pimentão amarelo

Espinafre - ½ maço

Nozes - ⅓ de xícara (chá) e mais para servir - cerca de 60 g

Queijo parmesão ralado - ⅓ de xícara (chá) e mais para servir - cerca de 80 g

Alho - 1 dente pequeno

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino a gosto


Lista de utensílios

Liquidificador
Ralador
Espátula
Panela grande
Tigela ou pote - para reservar a água do macarrão
Escorredor de macarrão
Tigela (para colocar e misturar o macarrão)
Frigideira grande (de preferência antiaderente)
Faca
Tábua
Xícaras e colheres medidoras

Pré-preparo

Destaque as folhas dos talos de espinafre (se quiser, separe alguns brotinhos para decorar os pratos). Lave e seque as folhas de espinafre.

Leve uma panela grande com cerca de 5 litros de água para ferver.

Faça gelo (vamos usar 2 cubos)


7/4, terça, desgourmetiza: pudim de rabanada


Ideia boa para reaproveitar pão amanhecido e usar as peras que estão ameaçando passar na geladeira.

8/4, quarta, reaproveitamento: sopa de cebola


Este episódio está na lista de melhores do Cozinha Prática. Para preparar a clássica sopa, vamos fazer um caldo de carne caseiro rapidíssimo. Como o cozimento do caldo é express, o músculo se transforma em duas outras receitas: um prato árabe fantástico, o hummus ma lahma, carne desfiada e perfumada servida com homus, e um pastel de carne assado com ares argentinos. É aproveitamento total.


9/4, dia de feira, cucurbitáceas


Você deve suspeitar que abobrinha e abóbora são da mesma família, né? Mas e melão, melancia, pepino e maxixe? Tudo cucurbitácea! Trouxe essa família para um episódio em que você vai aprender uma lógica de cozinha: como combinar método de cozimento e diferentes cortes (cubinhos, fatias, gomos) para criar novas receitas.


E mais: tem a estreia do maxixe no Cozinha Prática. Ele vira um vinagrete de maxixe que, você não sabia, mas era o que faltava para o seu pê-efe!

O Cozinha Prática vai ao ar todos os dias, às 21h, no canal GNT.