Sem modismos

Sem modismos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de abril de 2020


Esta semana tem tanta receita boa no Cozinha Prática! O programa vai ao ar diariamente, às 21h, no canal GNT. Tem até paródia de comida fit! Calma, explico. Frango com batata-doce é um ícone desse tipo de culinária, que do ponto de vista da alimentação saudável, da comida de verdade, do padrão alimentar tradicional, é quase uma aberração.

Por que comer só dois alimentos em vez de comer de tudo e aumentar o leque de nutrientes que oferece ao seu organismo? Não faz o menor sentido.

Mas nem o frango, nem a batata-doce, deveriam pagar o pato por isso. Logo na segunda, mostro como transformar esses dois alimentos, e mais uns leguminhos, numa refeição saudável e saborosa, sem modismos. Confira a seguir a programação da semana.


17/4: sexta, cozinhas: TARTAR DE SALMÃO e LIMONCELLo SPRITZ

Visito a cozinha de uma minha amiga e preparo um cardápio que é a cara dela. A Graça morou em Roma e tem um jeito de cozinhar inspirado no estilo romano. Ela mantém uma despensa espertíssima, com bons ingredientes, que combinam entre si. Desse jeito fica fácil decidir na hora o que vai ser o cardápio do dia. Na volta ao estúdio, preparo um petisco e um drinque, para celebrar o prazer de cozinhar e comer.

13/4, segunda, em tempo real: Papilote de frango com purê de batata-doce e refogado de legumes

Vamos dar uma levantada no frango com batata-doce. O frango vai para o forno num papilote cheio de especiarias. A batata-doce vira purê. E para deixar a combinação mais completa, um refogado de legumes.

Lista de compras

1 filé de peito de frango

1 cebola roxa

2 batatas-doces (500 g)

1 abobrinha

ervilha-torta - 100 g (cerca de 10 unidades)

alecrim - 1 ramo

alho - 2 dentes pequenos

vinho branco - 2 colheres (sopa)

páprica - 1 colher (chá)

gengibre em pó - ½ colher (chá)

manteiga gelada - 1 colher (sopa)

folhas de salsinha a gosto

azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Lista de utensílios

Descascador
Panela pequena
Garfo
Tigela ou jarra - para reservar a água do cozimento
Peneira
Mixer
Papel alumínio
Prato fundo
Assadeira média
Frigideira grande
Espátula
Pinça
Luva térmica
Faca
Tábua
Xícaras e colheres medidoras

Pré-preparo

Preaqueça o forno a 200 ºC.

Lave e seque as batatas-doce, a abobrinha, as ervilhas-tortas e salsinha.


14/4, terça, desgourmetiza: ensopadinho de camarão com chuchu


Um resgate de duas receitas incríveis que andam sumidas das mesas brasileiras: ensopadinho de camarão com chuchu e acaçá, o pudim de arroz servido frio. A combinação das texturas é sensacional.


15/4, quarta, reaproveitamento: risoto na pressão com legumes grelhados

O risoto na pressão já é um hit do Panelinha. Os legumes assados também. Nessa receita, os dois se encontram para virar um jantar prático e bem charmoso. A sobra de risoto vira arancini. E o peito de frango que usamos para dar um sabor no risoto de transforma numa salada com macarrão ao pesto!


16/4, quinta, dia de feira: roxos

A cor intensa desses alimentos deixa a mesa ainda mais bonita. Os alimentos cor de vinho inspiram duas receitas incríveis e muito, mas muito práticas. Dramáticas, elas impressionam!

Macarrão roxo de beterraba assada

Crumble de uva com maçã