Banner do Blog

Uma semana para viajar (sem sair de casa)

Imagem do post

Agora que todo mundo está com a barriga encostada no fogão, fica mais fácil falar das vantagens de saber cozinhar. A alimentação fica mais saudável. Óbvio, você não vira refém do aplicativo de entrega de comida e muito menos dos produtos ultraprocessados – e, portanto, também ganha autonomia para fazer melhores escolhas. Faz da cozinha um refúgio para a mente em tempos tão difíceis. E tem mais uma benefício: quem cozinha consegue viajar sem sair de casa!


Um bom molho de tomate com folhas de manjericão e lá vamos nós para a Itália. Uma pitade de pimenta-síria na carne e a parada seguinte é no Oriente Médio... Toda hora os nossos seguidores pedem para ensinar a combinar ingredientes, usar especiarias ou temperar os alimentos. E o melhor jeito de aprender é experimentando.

O melhor jeito de conhecer mais combinações de sabores é visitando outras tradições culinárias. 


Então, prepare-se para a nossa jornada. Na segunda, vamos para a Alemanha – vai ter porco, repolho e maçã. Na terça, o destino é nacional, a torta capixaba vem direto do Espirito Santo. Quarta, o destino é o Marrocos (amo!) e a receita é um clássico do Panelinha: tagine de peixe. Quinta-feira a escala é na Itália: vai sair lasanha de berinjela com ricota. Ah! E como é dia de feira, também vai ter estreia do jiló no Cozinha Prática. E sexta desembarcamos no Líbano, com um delicioso arroz com lentilha, frango, nozes e coalhada. 


A gente vai dar a volta ao mundo sem sair da cozinha, afinal o lema segue sendo #FiqueEmCasa. E eu incluo um #JáPraCozinha também.

 

O Cozinha Prática vai ao ar diariamente, às 21h.

 

1/5, sexta, cozinhas: Arroz libanês com lentilha, frango, coalhada e nozes

Arroz com lentilha resolve a vida na versão express. Mas vira um preparo todo especial se preparado em sua versão mais capricada, com caldo caseiro e servido assim, com frango, coalhada, nozes e folhas de hortelã. 

27/4, segunda, em tempo real: Paillard de lombo com repolho macerado e maçã assada

Cardápio completo à jato! Os sabores são alemães e a receita é ideal para preparar a quatro mãos. Enquanto um cuida do paillard, o outro macera o repolho e prepara a maçã.

lista de compras 

2 bifes de lombo de porco (cerca de 100 g cada)

1 maçã fuji

½ repolho roxo pequeno (cerca de 400 g)

½ colher (sopa) de mel

semente de cominho - ½ colher (chá)

sementes de mostarda - ½ colher (chá)

vinagre de vinho branco - 2 colheres (sopa)

azeite, sal e pimenta-do-reino


Lista de utensílios

- saco para alimentos (para abrir o paillard)
- fatiador de legumes (mandolim)
- escorredor de macarrão + tigela
- frigideira pequena
- frigideira grande
- pilão
- batedor de carne
- tigela de vidro + prato
- pinça
- faca
- tábua
- xícaras e colheres medidoras

Pré-preparo

Lave e seque a maçã.

 

28/4, terça, desgourmetiza: TORTA CAPIXABA de bacalhau

A torta capixaba é daquelas receitas de festa que merecem ser preparadas mais vezes ao longo do ano. Além de rápida e fácil, é boa demais para ficar restrita à Semana Santa.

29/4, quarta, reaproveitamento: TAGINE DE PEIXE

Esse ensopado perfumado com postas de cação é candidato a virar sua receita favorita de peixe. É saboroso, prático e vale por uma viagem ao Marrocos. No episódio, mostro também como aproveitar as sobras do peixe para preparar um sanduichinho frio bem inglês, o tea sandwich.

30/4, quinta, dia de feira: solanáceas

Nesta semana internacional, trouxe para a cozinha uma família cosmopolita, presente no mundo todo: as solanáceas. Batata, tomate, berinjela e jiló são encontradas nos quatro cantos da Terra, e por isso temos tantas receitas com esses alimentos. Vou mostrar duas receitas sensacionais:

- Lasanha de berinjela com ricota: levíssima, vai virar favorita na sua casa, tenho certeza.

- Chips de jiló: é a estreia do jiló no programa! E até quem torce o nariz para ele vai gostar desses chips.