Cozinha Prática: tem abobrinha recheada no pê-efe!

Cozinha Prática: tem abobrinha recheada no pê-efe!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 02 de abril de 2017



O ingrediente da semana no Cozinha Prática é a abobrinha. Versátil, esse legume ganha múltiplos sabores, dependendo de como é preparado. Bem diferente de algumas abobrinhas proferidas por políticos brasileiros no que diz respeito ao papel da mulher na alimentação da família. Um disse que ninguém melhor que a mulher para indicar desajustes nos preços do supermercado; o outro, que as crianças estão obesas porque as mães não estão em casa. Ou seja, de acordo com essa visão, as mulheres são responsáveis por tudo: do planejamento à compra, do preparo das refeições à limpeza da cozinha. Aos homens, eles devem acreditar, cabe o papel de provedor, aquele que paga as contas no fim do mês.

É assim que funciona na sua casa? Na minha não é. E também não é na casa das dezesseis mulheres que trabalham comigo no Panelinha – algumas, inclusive, são responsáveis financeiras pelos filhos.

O ponto onde quero chegar é que, sem uma divisão de tarefas estruturada, não é possível manter uma alimentação saudável. A partir de meados da década de 1990, do momento em que os brasileiros passaram a cozinhar menos, e comer mais comida ultraprocessada, os índices de obesidade começaram a subir. Mas não dá para voltar no tempo, para a época das nossas avós, quando a mulher não tinha escolha, a não ser cuidar dos afazeres domésticos. Temos que olhar para frente. E encontrar soluções compatíveis com a nossa realidade, com o nosso tempo.

Já escrevi sobre o assunto, mas repito: alimentação é assunto da casa, e não de dona de casa. A divisão de tarefas é, inclusive, um princípio, não só de alimentação saudável, mas de convivência saudável.

Leia o post: Alimentação não é assunto de dona de casa, mas da casa

Um, dois, feijão com arroz

Esta temporada do Cozinha Prática, você sabe, é dedicada aos pê-efes. Além de valorizar a nossa cultura e o nosso padrão alimentar tradicional, o objetivo é mostrar muitas ideias e estratégias de preparo, a cada episódio.

Então, pergunto: você tem usado o congelador a seu favor? Além da ajuda de todos da casa, ele é um baita aliado da cozinha do dia a dia. Mostrei no primeiro episódio, mas vale repetir: cozinhe feijão a mais, porcione sem tempero e congele. De lá, o preparo vai direto para a panela do refogado – e chega fresquinho da silva à mesa.

O feijão do dia tem tempero diferente: leva refogado de salsão – basta colocar alguns cubinhos junto com a cebola; pode até ser o salsão já picado e congelado cru (como o feijão, ele também vai do freezer para a panela!). O tempero fica com um quê de herbal. Surpreendente.

O arroz também ganha variação de sabor. No caso, com toque cítrico: raspas de limão são adicionadas na hora de servir. Duas ideias simples, que deixam os preparos de sempre com um toque diferente.

Esses sabores vão combinar perfeitamente com a abobrinha recheada, servida no pê-efe do dia. A carne moída é refogada com páprica, pimenta-síria, canela e pimenta-do-reino – muito saborosa! O recheio embarca em canoas de abobrinha cobertas com queijo parmesão e farinha de rosca. Destino: forno. Que pê-efe… Que pê-efe!


Na volta da feira

Além da versão recheada, que é prato principal, vou mostrar que a abobrinha, não a dos nossos políticos, mas a que vem fresquinha da feira, pode se transformar em salada e em acompanhamento. A ideia é tirar o legume da rotina – não da rotina da sua casa, mas da forma como ele é geralmente preparado e temperado.

Apresento mais duas receitas do meu livro O Que Tem Na Geladeira?. A abobrinha assada com alecrim, cebola e pimenta dedo-de-moça, ganha sabor caramelado e picante e faz um acompanhamento perfeito para todo tipo de carne. Na outra ideia, a abobrinha aparece crua, em fatias finíssimas, e vira uma salada incrível com salsinha e parmesão.


O que vesti no episódio


Bata: Tory Burch

Brincos: acervo pessoal

Jeans: acervo pessoal

Bracelete: Camila Klein

Rasteira: Arezzo

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida

Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: terça (5h e 17h30), quinta (10h e 22h30), sexta (10h30 e 18h), sábado (20h) e domingo (5h30 e 15h30).