Carne de panela e muita risada na bancada da cozinha

Carne de panela e muita risada na bancada da cozinha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de novembro de 2021


O episódio Cozinha Prática: Carne de Panela com Rodrigo Oliveira e Joaquim Lopes fez o maior sucesso. Mas também… quem viu sabe que além das receitas incríveis de carne de panela que preparamos, deu para dar boas risadas.

Cozinha Prática Novos Ares


Foi divertido demais receber essa dupla no Estúdio Panelinha. Quem assistiu ao episódio sabe que os dois se conhecem há tempos: foram contemporâneos na faculdade de gastronomia. Demais, né? O Joaquim virou ator e o Rodrigo um dos chefs mais respeitados do país.


Mas o convite que eu fiz aos dois tem a ver com outra coisa que eles têm em comum: os dois são pais. Joaquim tem duas bebês gêmeas e o Rodrigo tem cinco filhos. Somando os meus – dois filhos e duas enteadas – dava para montar um time de futebol!


Aproveitei todas essas conexões para trazer os dois para a cozinha, mas especialmente para preparar essa receita. Carne de panela é, pra muita gente, algo muito ligado à infância, à memória dos sabores da infância.

Esse ensopado bem caseiro, na minha memória, é servido com a carne fatiada, um molho bem suculento e legumes cozidos bem macios… Na sua memória não é assim? Na sua casa, a carne era cortada em pedaços que se desmanchavam tão macios? Como memória é muito pessoal, mostramos logo as duas versões, ambas feitas na panela de pressão. O atalho é para facilitar a vida e convidar mais gente a preparar essa delícia, que tem um jeitão de casa de mãe, né?

Já entendeu tudo, né? A ideia foi aproveitar pra rever essa história e criar novas memórias. Por exemplo, por que será que quando o assunto é comida, as lembranças são quase sempre atreladas à mãe? Essa resposta é fácil, né? Porque em 90% dos lares as mulheres são responsáveis pela alimentação.


Foi por isso que chamei esses dois pais para preparar carne de panela comigo.


O mais legal é que, sem combinar muito, o programa foi a maior diversão. Tem uma coisa muito verdadeira aí: quando a gente cozinha junto, quando divide as tarefas e bate aquele papo na bancada da cozinha, preparar a refeição vira uma diversão. Cozinhar de ser um fardo carregado por uma pessoa só e passa a ser um tempo de curtir em família. .