Marmita de chef: polenta com ragu de frigideira

Marmita de chef: polenta com ragu de frigideira
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de junho de 2022


Tempo é um elemento central na hora de transformar ingredientes em refeições gostosas e saudáveis. E a indústria de ultraprocessados vai com tudo na ideia de que cozinhar é um desperdício! A ponto de que muita gente cai na pegadinha da falta de tempo pra cozinhar. Ou melhor: ninguém tem tempo pra nada! Mas todo mundo maratonas todas as séries... Percebe a contradição?

Quem aprende a cozinhar descobre que dá para encaixar o cuidado com a própria alimentação no dia a dia. Isso não significa fazer banquetes todos os dias. Mas garantir refeições saudáveis e saborosas em pouco tempo é possível.

Nessa nova temporada do cozinha prática, o assunto é reaproveitamento. Mas eu não estou ensinando apenas a economizar recursos. Tempo também entra na equação. A receita de hoje é cheia de técnicas culinárias para extrair o máximo de sabor no menor tempo possível.

É uma prova de que aprender a cozinhar ajuda a economizar tempo (e dinheiro!).

Você acredita que dá para preparar uma polenta cremosa com ragu de carne bem saboroso em 15 minutos? Pois dá. Basta saber quais atalhos pegar. Você vai ver o passo a passo bem detalhado e todos os truques para fazer em casa Para acompanhar essa delícia, vamos de pimentões assados.

Nesta temporada, mostro como usar o tempo a seu favor. Vamos otimizar o período que você passa na cozinha, resolvendo várias refeições de uma vez.

As sobras planejadas da polenta com ragu de frigideira e pimentões assados vão virar três preparações sensacionais: macarrão com molho romesco, salada de pimentão assado com feijão-branco e crostini de pimentão assado com ricota.

Receita do dia: polenta com ragu de frigideira e pimentões assados

A polenta é instantânea – e é comida de verdade. O ragu equivale a um curso de como extrair o máximo de sabor no menor tempo possível (se você anda com dificuldade de deixar a carne moída bem saborosa, PRECISA assistir ao episódio, mostro todos os truques para ficar com aquele gostinho de churrasco, sem ressecar). E os pimentões vão ao forno e saem de lá praticamente prontos. Parece que você ficou o dia todo cozinhando, mas com as técnicas culinárias adequadas, consegue ganhar tempo e preparar essa refeição da nonna em versão à jato.

Vamos aproveitar que o forno está quente para assar 2 pimentões e incluir mais 2 pimentões e 3 tomates na assadeira. Você economiza gás e já adianta (e muito!) as refeições seguintes.

Isso sem falar na porção extra, que vai virar Marmita de Chef!

Marmita de chef: tortinha de polenta com ragu

Convidei a chef Tássia Magalhães, do restaurante Nelita, para transformar as sobras do ragu e da polenta em uma marmita de chef. Na geladeira, tinha também... uma beterraba. Ela buscou inspiração numa receita de massa que preparava anos atrás e preparou uma tortinha com recheio de polenta com ragu.

Olha, ficou incrível: ela misturou a polenta e o ragu para formar o recheio. Então, fez uma massa que derrete na boca e ainda cobriu com uma misturinha de creme de leite e queijo para dar aquele gratinado. Para equilibrar os sabores, a beterraba virou uma salada bem refrescante com um toque surpreendente de creme de leite. Marmita de chef aprovadíssima, Tássia!

Veja aqui a receita da torta de polenta com ragu.

Sobras planejadas

Agora aperta os cintos porque as sobras planejadas desse episódio são tão versáteis e adiantam TANTO a vida que vai dar tempo de mostrar três receitas! Os tomates e os pimentões, batidos com outros ingredientes, viram o molho romesco, uma receita catalã para tirar da rotina o macarrão do jantar. E olha que prático: o molho dura bem na geladeira e vai sobrar um pouco. Ou seja, você garante dois jantares a mais!

Se estiver num clima mais levinho, o pimentão em fatias faz par com a ricota num crostini de pimentão assado.

E da união de dois atalhos vem uma receita muito express: a sobra planejada do pimentão se une à praticidade do feijão em conserva para uma salada cheia de sabores, a salada de pimentão assado com feijão-branco.

Cozinha Prática Marmita de Chef vai ao ar quarta (8), às 20h45, no GNT