Banner do Blog

Cozinha Prática: coxinha

Imagem do post

Estou adorando receber convidados nos episódios do Cozinha Prática Novos Ares. Outros olhares trazem novas ideias, ajudam a arejar o repertório.

Veja todos os episódios

No episódio da coxinha, quem veio cozinhar comigo foi o Moacir Santana, que trouxe muita ideia boa. A coxinha, que era só de frango, ganhou novos ares. Pra começar, a massa foi feita com mandioca, batata e mandioquinha. Pro recheio, ele ainda mostrou duas possibilidades: uma vegetariana, de cogumelos, e a outra de costela na cerveja preta. Dá uma olhada nas receitas de coxinha que preparamos:

 

A clássica coxinha de frango

Uma versão vegetariana, a coxinha de cogumelo, do chef Moacir Santana

Ele mostrou outra combinação incrível: uma coxinha de costela na cerveja preta

Uma versão mais delicada da clássica coxa creme

 

Mas não foi só a receita da coxinha que o Moacir ajudou a arejar: ele deu uma aula sobre coragem, na cozinha e na vida, e com muita leveza. O Moacir se jogou nos realities de TV, se arrisca para criar combinações de sabor inéditas, e mostra esse processo, com os erros e acertos, porque é assim que a gente aprende. Ainda mais na cozinha.

 

Tanta gente evita as panelas porque tem medo de queimar o arroz, fica com vergonha quando o bolo não cresce. E é fácil de entender: a gente cresceu ouvindo que cozinhar é um dom. Ou você tem ou você não tem. Só que isso não é verdade. É um mito! 

 

E, cá entre nós, um mito bem machista. Na grande maioria dos lares, só quem tem o tal dom são as mulheres, né? 

 

Cozinha não é dom: é aprendizado! Acontece que por muito tempo só quem aprendia era a filha com a mãe, com a avó… Depois de um tempo, as mulheres foram abandonando as panelas, pra conquistar outros espaços no mundo, e a cozinha virou terra de ninguém. Os homens não entraram na cozinha de casa e, aos poucos, muitas famílias foram trocando a comida de verdade por comida pronta.

Resultado: em termos populacionais, a saúde piorou. E as pessoas ainda ficaram com esse medo quase que irracional das panelas.

 

Que tal a gente se inspirar na coragem do Moacir e acabar de uma vez com isso? Quem sabe você não se anima e prepara uma das receitas de coxinha deste episódio? 

 

Quando sair a leva de coxinhas douradas e crocantes por aí, pode brindar com o drinque do episódio, o gim tônica com limão siciliano e pimenta-rosa. Ah, também pode postar com a hashtag #CozinhaPraticanoGNT e me marcar para eu ver!

 

O Cozinha Prática Novos Ares vai ao ar às 21h no GNT.