Cozinha Prática Novos Ares: lasanha à bolonhesa

Cozinha Prática Novos Ares: lasanha à bolonhesa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 06 de setembro de 2021


Perguntei nos meus perfis nas redes sociais qual o prato as pessoas mais gostam de preparar para receber a família. Só deu lasanha à bolonhesa! Então, resolvi preparar uma versão 100% caseira, com massa fresca de espinafre, molho à bolonhesa bem abundante, um bom bechamel e, por cima de tudo, uma camada de parmesão. E ainda vamos mergulhar nesse preparo, investigar outras opções e ampliar nosso repertório lasanhístico... Bora?


A receita tradicional

Vamos preparar do zero uma lasanha à bolonhesa bem tradicional, seguindo à risca todas as etapas do preparo.


Contém planejamento

Você vai ver que se por um lado a receita é cheia de etapas... por outro é toda trabalhada no planejamento. Isso significa que tudo pode ser preparado com antecedência. E mais: o molho bolonhesa e a massa são ideias para preparar a mais e deixar no jeito outras refeições.


Bolonhesa a mais

A etapa mais demorada é o molho à bolonhesa, que para ficar bem saboroso mesmo precisa ficar cozinhando por bastante tempo em fogo bem baixo. Por isso, quando preparo bolonhesa, dobro a receita. É a tal da sobra planejada: a gente congela e tem três meses para usar em inúmeros pratos, não só pra fazer lasanha.


Massa a mais

Vou mostrar o preparo da massa verde e fazer um tutorial de como usar a máquina de macarrão. Se você sempre quis comprar uma mas ficava na dúvida de como usar, vem comigo. Você também vai ver que a massa pode ser feita com antecedência e que você pode preparar um pouco a mais e já garantir o macarrão da semana.


Outras lasanhas

Para quem não come carne, vai ter lasanha de berinjela. Você sabe que ela não leva massa, né? São as fatias fininhas da própria berinjela que ganham recheio de ricota.


Receita do convidado

O chef Pier Paolo Picchi, do restaurante Picchi, ajudou a explicar o princípio da lasanha e mostra também uma versão diferente que ele criou no restaurante dele: uma lasanha com ragu de rabada (clique aqui para ver a receita).

Divisão de tarefas

A lasanha era aquela receita que as mammas italianas preparavam do zero, com massa fresca e molho caseiro, feito no dia. Mas hoje ela virou prato especial e eu até entendo. Para preparar a lasanha 100% caseira são várias etapas: tem o molho à bolonhesa, o bechamel, a massa fresca… As mammas de hoje em dia já não podem mais passar o dia na cozinha porque nós, mulheres, conquistamos muitos outros espaço no mundo, né?


A lasanha caseira perdeu espaço para lasanha comprada pronta e ganhou fama de prato pesado.


Como a ideia é arejar as ideias, vamos rever certos conceitos. A lasanha não precisa ser feita só pela mamma. A família toda pode entrar na cozinha. O preparo das etapas pode ser dividido em vários dias ao longo da semana, ao longo de várias semanas, mas, principalmente, em várias mãos. Afinal, se cada pessoa da família fica responsável por uma parte, a lasanha fica pronta sem muito esforço.


Divisão de tarefas já!


Pensa comigo…


Dia 1 - Prepare o bolonhesa

No primeiro dia, alguém ou uma dupla, quem sabe, prepara o molho à bolonhesa. Pode ser assim: um preparar o refogado, junta a carne, o leite, o vinho, o tomate e o outro fica responsável por regar a água de meia em meia hora que é pro fundo da panela não queimar.


Inclusive, já pode até preparar em bastante quantidade, para congelar e aproveitar o bolonhesa em outras refeições: com palito de polenta assado e ovo frito, com purê de batata e salada de rúcula, no recheio da panqueca, no sanduíche, no macarrão...


Dia 2 - Prepare o bechamel

Essa etapa não leva nem meia hora e o molho pode ficar na geladeira por até 3 dias. Essa missão mais simples pode ficar a cargo daquela pessoa que está aprendendo a cozinhar.


DIA 3: Prepare a massa e monte a lasanha

No dia de servir a lasanha, vai todo mundo pra cozinha para preparar a massa e montar a lasanha.

Reflexão do episódio

Falando em reunir pessoas, quero aproveitar para refletir sobre o papel da mesa. Esse lugar, que sempre foi de encontro familiar, de alimentar as relações, nas últimas décadas, foi perdendo espaço. Aqui, em volta da mesa, as pessoas trocavam experiências, aprendiam a conversar, a argumentar, ou simplesmente dividiam dúvidas, as pessoas nutriam os afetos. E não só no núcleo familiar mais próximo!

Sentar à mesa com mais gente da família, com agregados, era parte da rotina.

Aos poucos, a mesa foi perdendo importância, sendo trocada por refeições feitas às pressas, no sofá, em frente à tv, depois com o olho grudado no celular. Em parte, por falta de tempo, é verdade. Mas tem um outro elemento aí e é sobre ele que vale a pena a gente refletir.


A mesa foi sendo abandonada porque a comida de verdade foi sendo trocada pela comida de mentira.

Tem a ver com um desentendimento sobre a importância da alimentação. O sistema alimentar fez com que a gente, como sociedade, acreditasse que cozinhar não era importante. E assim, a nossa alimentação piorou drasticamente nos últimas décadas.


Cozinha Prática Novos Ares vai ao ar de segunda a sexta, às 21h