Banner do Blog

Cozinha Prática: omelete

Imagem do post

O tema do episódio é omelete. E você vai ver o preparo de duas omeletes. Uma feita por mim e outra pelo meu convidado do dia. Chamei o chef Paulo Shin, paulistano de ascendência coreana, para vir ao Estúdio Panelinha mostrar como prepara a omelete que ajudou a fazer a fama de seu restaurante, o Komah. Ela vai contar tudo sobre o prato chamado kimchi bokumbap.

 

O convidado (e as receitas do convidado)

O kimchi bokumbap é, resumidamente, um prato de arroz com ovo. Mas, claro, não é qualquer arroz, nem qualquer ovo. E desde que o Komah abriu, em 2016, virou assunto.

O arroz, de sabor intenso, é cozido até formar uma casquinha crocante, o socarrat, emprestado da culinária espanhola. Então, é enrolado, como se fosse uma omelete. Falando em omelete... Shin prepara uma ultracremosa, daquelas bem clássicas, francesas, lisinha, amarelo claro. Ele cuidadosamente a coloca sobre o prato e então corta a superfície da omelete, que abraça o arroz tostadinho.

Confira o passo a passo do kimchi bokumbap

Mas não vamos parar por aí. Shin trouxe para o Estúdio os ingredientes-base da cozinha coreana e também uma seleção das conservas que formam o banchan, aquela coleção de preparos que acompanha todas as refeições coreanas. Foi uma aula! Ele explicou como é a construção do sabor nessa cozinha. A base é o kimchi, a conserva de acelga, que ele, inclusive, mostra como preparar. Sim, você vai ver como se faz kimchi. E se quiser se arriscar a preparar em casa, o passo a passo está aqui.

 

Nessa temporada a ideia é arejar as ideias, ampliar horizontes e aumentar o repertório. A conversa com Shin foi inspiradora. Conhecer outras tradições culinárias é uma lufada de ar fresco, traz novas referências, novas combinações de sabor, novas técnicas.

 

Receita do episódio

 

Essa conversa tão enriquecedora me inspirou a criar uma receita que tem a combinação dos sabores da cozinha coreana, leva ingredientes brasileiros e empresta elementos da tradição italiana. Vamos preparar rolinhos de repolho com recheio de arroz, molho de tomate picante e tiras de omelete. Uma refeição multicultural, que dá para fazer com as sobras de arroz do dia a dia.

 

O Cozinha Prática Novos Ares vai ao ar às 21h, no GNT.

Receitas relacionadas
Categorias relacionadas

Cozinha Prática