Cozinha Prática: vai ter carne moída no pê-efe do dia

Cozinha Prática: vai ter carne moída no pê-efe do dia
Compartilhe

Por Rita Lobo - 15 de maio de 2017


Planejamento é palavra-chave para quem segue uma alimentação saudável de verdade e entende a importância de comer comida caseira todos os dias. Escolher o cardápio, fazer as compras, guardar, preparar, servir, arrumar a mesa, lavar a louça… Tudo isso tem a ver com cozinhar. Fazer tudo isso sozinho, e sem planejamento, é receita para cair no conto da comida comprada pronta, ultraprocessada.

Coloque o planejamento na rotina para ter tudo sempre à mão. Aí vai sobrar tempo para preparar delícias como a carne moída cozida na cerveja, estrela do pê-efe do dia no episódio da semana no Cozinha Prática. Ou o bolo de mandioca, outra delícia do programa inédito de hoje.

Um, dois, feijão com arroz

Quem come arroz e feijão todos os dias pode ficar tranquilo: está investindo em alimentação saudável. A graça é variar os dois preparos, ora inventando um refogado diferente, ora mudando o método de cozimento. Neste episódio, o arroz branco de sempre ganha cubos de queijo de coalho dourado. Por favor, experimente em casa, é de babar de bom! O feijão preto do dia a dia pode ganhar outro sabor – e astral – se você considerar dar uma turbinada no refogado de cebola e alho de sempre: coloque cubos de tomate e, na hora de servir, folhas de coentro. Apenas fantástico! Para coroar este prato tão saboroso, palitos de mandioca crocante, feitos no forno. E mais: uma carne moída que é dourada na frigideira, fica reservada por um tempo, depois volta para a panela sobre um refogado de cebola, pimentão e alho, mais cerveja preta. Consegue imaginar essa delícia?

Na volta da feira

Mandioca é patrimônio nacional. Como é saborosa essa raiz, que vai do prato principal à sobremesa numa boa, numa nice! No programa você vai aprender três jeitos de aproveitar o ingrediente – além da vaca atolada, da mandioca frita, da mandioca cozida com sal... Cozida na água (na pressão, né?, senão nunca que sai esse preparo) e servida quentinha com manteiga de mel e castanha-de-caju, vira café da manhã. Cortada em palitos, já cozida, e dourada no forno, vira petisco crocante, salgadinho, perfeito para o happy hour, ou para o acompanhamento do pê-efe. E bolo de mandioca com coco ralado e calda de leite coco, já provou? Com café (sem açúcar), é aquele docinho que faltava no meio da tarde.

As receitas do programa

Pê-efe de carne moída com palitos de mandioca assada

Arroz com queijo de coalho dourado
Feijão preto com folhas de coentro
Carne moída com molho de cerveja
Palitos de mandioca assada
Mandioca cozida com manteiga, mel e castanha-de-caju
Bolo de mandioca com calda de coco

O que vesti no episódio

Camiseta: Andrea Bogosian.
Jeans: Shoulder.
Cinto: Maria Valentina.
Pulseiras: Bohohipe.

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: terça (5h e 17h30), quinta (10h e 22h30), sexta (10h30 e 18h), sábado (20h) e domingo (5h30 e 15h30).

Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.
Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.
O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.