Cozinha Prática: vai ter rabada no pê-efe do dia!

Cozinha Prática: vai ter rabada no pê-efe do dia!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de abril de 2017


Tomate tem rótulo? Não. Já molho de tomate industrializado tem rótulo e uma lista de ingredientes bem extensa, com itens que a gente nem sabe o que é. E tomate pelado em lata? Tem lista de ingredientes, sim, mas é curtinha e leva, basicamente, tomate e suco de tomate. Isso quer dizer que molho de tomate industrializado faz parte daquela categoria de alimentos que a gente deveria riscar do cardápio – os ultraprocessados – , e que tomate pelado enlatado é um ótimo atalho na cozinha.

Conheça a classificação dos alimentos por grau de processamento


(E por que raios estou eu a falar de tomate pelado se o alimento do dia é a abóbora? Ora pois, porque o tomate faz a maior diferença no molho da rabada ensopada, que vai ser servida no pê-efe da semana, com uma lindíssima abóbora grelhada.)


Ler a lista de ingredientes do rótulo é a chave para fazer boas escolhas no supermercado – lembrando sempre que os melhores alimentos não têm rótulo


Um, dois, feijão com arroz

Para acompanhar a rabada da semana, o arroz vai ter textura: a nacionalíssima castanha-de-caju entra no preparo e faz a maior diferença no prato. O feijão vira caldinho – um caldinho de dar água na boca, que serve de entradinha; se você ainda não sabe preparar em casa, é neste episódio que vai aprender de uma vez por todas. Agrião não pode faltar! E ainda tem mais um item. Mas antes de revelar, você precisa saber disso: tem jeito para deixar a rabada menos gordurosa. E mostro a técnica no programa – e explico na receita.


Na volta da feira

Tem medo de abóbora japonesa? Então vem comigo. Neste episódio, ela ganha toda a atenção. Você vai aprender a cortar a casca duríssima e a preparar o legume de três maneiras. 1) Cortada em meia-lua e grelhada na bistequeira, 2) assada em cubos e, 3) atenção: a abóbora vai virar massa de bolinho de chuva de babar de bom, recheado com chocolate amargo no recheio!

O que vesti no episódio

Blusa: Sacada

Cinto: Le Lis Blanc

Calça: Shoulder

Sandália: Arezzo

Pulseiras: Boho Hype

Brincos: Central de Designers


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: terça (5h e 17h30), quinta (10h e 22h30), sexta (10h30 e 18h), sábado (20h) e domingo (5h30 e 15h30).


Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.