Cozinha Prática: vai ter frango assado no pê-efe!

Cozinha Prática: vai ter frango assado no pê-efe!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de março de 2017


Quem acompanha o Panelinha de perto já deve ter lido por aqui que a variação é um dos pilares da alimentação saudável de verdade. Mas você sabe por quê? É fácil de entender: cada alimento tem uma composição nutricional única, que só ele pode oferecer. Por isso, quanto maior o leque de alimentos, mais nutrientes diferentes você oferece ao seu corpo.

Opa, então quer dizer que se eu comer lasanha congelada comprada pronta num dia, no outro, nuggets, e pizza na refeição seguinte estou variando a alimentação? Eita, Zé! Aí não vale: produtos ultraprocessados, prontos para consumo, não fazem parte de uma alimentação saudável. Além de pratos industrializados prontos para consumo, corte do cardápio os refrigerantes, bebidas adoçadas em geral, molhos e temperos industrializados, e tudo que tiver na lista de ingredientes do rótulo muitos nomes estranhos que você não teria na cozinha de casa. Leia sempre os ingredientes dos produtos alimentícios que você consome. (Não quero assustar, mas você vai tomar cada susto…)

Cada alimento tem uma composição nutricional única. Quanto mais variada a alimentação, melhor. Saiba mais no #CozinhaPráticaNoGNT hoje, 20h pic.twitter.com/Z2CB95Y4uG

— Panelinha (@Panelinha) 27 de março de 2017 " />

Um, dois, feijão com arroz
Além de variar hortaliças e carnes, também é bom variar o arroz e o feijão, que são a base do padrão alimentar brasileiro. Isso, inclusive, é bom não apenas para o seu corpo mas também para o meio ambiente. Numa semana, compre feijão preto, na outra, carioquinha, na outra feijão branco – e assim por diante.

Outra ideia é variar os ingredientes do refogado, ou acrescentar legumes ao preparo. Esta semana no Cozinha Prática, o arroz do pê-efe leva curry, uma combinação de especiarias que deixa o preparo levemente picante, muito perfumado e também colorido. Já o feijão ganha beterraba, que vai dar um sabor mais adocicado e uma cor mais… beterraba!

Eles vão para o prato com um assado especial: coxas com sobrecoxas de frango ao molho de laranja – uma receita incrivelmente linda e saborosa, feita com manteiga temperada. Tem mais no prato: cebola assada vira acompanhamento; ela vai inteira, com alecrim e manteiga, para o forno – e o resultado é incrível.

Na volta da feira
Tá pensando que cebola é só ingrediente de refogado? Que nada! Quem conhece o projeto ‘O Que Tem Na Geladeira?’ já viu inúmeras formas de usar esse legume virar ingrediente principal. Para este episódio, escolhi três preparações: a cebola assada que vai no pê-efe, a salada grelhada e o macarrão com molho de cebola, superprático, feito em uma panela só. Aposto que você nunca mais vai olhar para a cebola da mesma maneira depois deste episódio!

As receitas do programa
Cebolas assadas com manteiga e alecrim
Coxa com sobrecoxa de frango assada com laranja
Macarrão com molho de cebola para um
Salada de cebola grelhada
Arroz com curry
Feijão com beterraba


O que vesti no episódio
Regata: Yogini.
Cardigan: ATeen.
Jeans: Diesel para The Jeans Boutique.
Cinto: Dress To.
Brincos: Balonê.
Pulseira: Hector Albertazzi.
Sandálias: Arezzo.

Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.
Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.
O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.