Cozinha Prática Verão: Reaproveitamento

Cozinha Prática Verão: Reaproveitamento
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de fevereiro de 2017


Nenhuma outra frase definiria melhor o episódio que encerra a temporada de verão do Cozinha Prática do que o ditado “quem guarda tem”. Se bem que ele também poderia se chamar: “aula de economia doméstica – módulo avançado”.

Ih, vai ser tão fácil, que nem sei. A gente vai montar refeições para um dia todo, do café da manhã, passando pelo almoço até o jantar, com os preparos que fizemos a mais durante a temporada. Pão de fôrma, iogurte, geleia, molho de tomate, seleta de legumes. Se você seguiu as dicas para congelar do jeito certo, ainda tem um punhado de alimento por aí. Eu, que não sou boba nem nada, estou com o congelador cheio!

Além de economizar tempo e dinheiro, este jeito de pensar o cardápio (preparos caseiros que se transformam em mil outras receitas) e a maneira de cozinhar (fazer a mais, porcionar e congelar) é o melhor jeito de evitar o desperdício. Se quiser, pode chamar de planejamento.

Cozinhar a própria comida é uma ferramenta para uma alimentação saudável. E o ato de se alimentar tem que ser prazeroso. Nesta temporada, a lição também é essa aí. Por um lado, a gente investe tempo preparando boas comidas; por outro, ganha tempo congelando porções delas para usar depois. Tudo saudável (porque não tem ultraprocessado na receita), tudo delicioso, e tudo prático.

As receitas do episódio

O pão de fôrma do episódio 1 foi congelado em fatias. Com leite e ovo, mais raspas de laranja, vai virar uma rabanada perfumada, que transforma o astral do café da manhã.


Para acompanhar, um lassi de ameixa, feito com o iogurte do episódio 2, que vai batido no liquidificador com a geleia de ameixa com maçã, que a gente fez no episódio 3 (os dois estavam congelados).


Para o almoço, vai sair num minuto um bife à parmegiana para ninguém botar defeito. Em duas versões: só com molho e queijo, e com molho, queijo e purê de batata. Sai do forno gratinado, vermelhinho, lindo! O molho de tomate caseiro, que a gente fez no episódio 5, estava prontinho da silva, congelado, assim como a farinha de rosca, feita com o pão de fôrma caseiro do episódio 1.

Para o jantar, sopa. Sopa fria, deliciosa de tomar no calor. A seleta de legumes do episódio 6 vai sair do congelador direto para a panela. Abóbora, mandioquinha, salsão e gengibre, que já estavam cortados em cubos, se transformam na sopa de legumes com iogurte – o iogurte, ah esse você já sabe. ;)


O que vesti

Na produção de um programa de culinária tem panela, ingredientes mil, louças escolhidas a dedo e figurino também. Listei aqui as marcas que gentilmente emprestaram peças para este episódio do programa.

Blusa: Talie para NkStore.
Jeans: Diesel.
Cinto: Bob Store.
Argolas: Ivana Salume.
Bracelete: acervo pessoal.
Sandálias: Laiá Shoes.


Cozinha Prática Verão 2017: nesta temporada você vai cozinhar preparos saudáveis, saborosos e que se transformam em muitas outras delícias.

O Cozinha Prática Verão vai ao ar na quinta-feira às 21h15, com reapresentações às sextas (17h15); sábados (10h45 e 21h45); domingos (06h45 e 14h30); terças (04h30) e quartas (18h30).

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani e Gilberto Oliveira Jr.
Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.
O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.