Aula de culinária: da feira à salada niçoise

Aula de culinária: da feira à salada niçoise
Compartilhe

Por Rita Lobo - 08 de janeiro de 2018


O Cozinha Prática Verão que estreia hoje, às 21h, vai se transformar num curso intensivo de culinária. E você não vai querer faltar bem na primeira aula, né? O episódio de estreia está cheio de dicas preciosas, que começam muito antes de você entrar na cozinha. A programação já vai aqui, que é para você ficar ligado no conteúdo e chegar animado! Depois de assistir ao programa, tem lição de casa para colocar as técnicas em prática e sair cozinhando. E o gabarito é liberado para você passar com folga!

AULA 1:

Neste curso, mais do que receitas, você vai aprender técnicas culinárias, por trás de cada etapa das preparações. Com a salada niçoise você vai aprender:


1. Planejamento de compra
2. Higienização e organização de alimentos
3. Como assar (a batata)
4. Como chamuscar (a vagem)
5. Como selar (o atum)
6. O ponto de cozimento dos ovos
7. Como preparar molhos de salada
9. Como pelar o tomate
10. Como cortar alimentos em tiras e em cubos (tomate e batata)

Lição de casa

Ficou animado e quer testar outros preparos com as mesmas técnicas da salada niçoise? Veja outras boas receitas para treinar.

Assar

Partiu forno! Quem não tem nenhuma intimidade com a cozinha vai descobrir que esse eletrodoméstico é uma caixa mágica! Você acomoda os ingredientes na assadeira e ele faz todo o trabalho por você. A dica aqui é ficar atento ao tempo. Os fornos não são iguais, é preciso acompanhar o processo, assim o ingrediente não queima nem fica ressecado. Quando for assar legumes, o pulo do gato é deixá-los bem separados na assadeira, assim o ar circula e eles ficam crocantes. Minha sugestão para você treinar a técnica é preparar palitos de mandioca assados.

Chamuscar

Chamuscado não é queimado! Para dar certo, o ideal é usar ingredientes que soltem água, como pimentão, cebola, vagem. Prefira uma panela de ferro, mas uma antiaderente também resolve bem. E não esqueça que a panela precisa estar bem quente antes de você começar o preparo. Para treinar, salmão no vapor com pimentão chamuscado.

Selar

Parece até coisa de profissional, mas é possível preparar logo nas primeiras lições de culinária. Dica esperta para quem quer tirar 10: o calor tem que ser intenso e constante. Treine com o rosbife de panela.


Look da professora!

Regata: : Hering

Cardigan: Yogini

Calça: Mara Mac

Brincos: Djaya Levy

Colar: Drê Magalhães

Tênis: Adidas


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às terças-feiras, às 21h. Reapresentações: quinta (10h30), sexta (16h30), sábado (7h30 e 20h45), segunda (10h15 e 18h).

Figurino: Luise Federman. Beleza: Paula Vida.

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo:

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.