Aula de culinária: fundamentos do refogado e do flambado

Aula de culinária: fundamentos do refogado e do flambado
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de fevereiro de 2018


Hoje, na quinta aula do Cozinha Prática Verão, vai todo mundo sentar junto. Quem já se vira bem na cozinha e quem nunca manejou as panelas. É que na programação vamos investigar a técnica do básico refogado e do pirotécnico flambado.

Fundamento da cozinha brasileira, o refogado dá sabor ao arroz soltinho, que, por sua vez, vira arroz enformado com frango. Alerta lição de reaproveitamento! Tem ainda refogado oriental com shoyu para aproveitar os legumes que estavam fazendo aniversário na geladeira. Para a sobremesa, o abacaxi é flambado e servido com sorvete de coco. Imagine a cara dos amigos quando você convidá-los para o jantar e em vez de pedir pizza dar um show pirotécnico! Mas, calma, antes de mandar mensagem no grupo, assista à aula e estude direitinho a técnica. Quando estiver craque, pode se exibir!

Veja a seguir o que você vai aprender na aula da semana e confira também a lição de casa.

  1. Como refogar
  2. Como variar o refogado
  3. Como preparar refogado doce
  4. Fórmula do arroz
  5. Como salgar em etapas
  6. Como planejar quantidades
  7. Como descongelar arroz
  8. Como usar a panela wok
  9. Como descascar abacaxi
  10. Como usar espessantes
  11. Como flambar
  12. Como preparar caldo de frango
  13. Como preparar flores de abacaxi
  14. Como preparar arroz de forno
  15. Como preparar refogado oriental

LIÇÃO DE CASA

Quatro receitas bem diferentes para a sua apostila de lição de casa. Para treinar a técnica do refogado, um prato do dia a dia e um com cara de festa. No feijão, o refogado com gengibre é a base de sabor da preparação. No bacalhau, ele é o prato. Para treinar o flambado, uma sobremesa e um salgado.


Refogado


Feijão com gengibre é daquelas combinações que nunca passam pela cabeça. E fica deliciosa! Com esta receita você treina o refogado básico de cebola + alho com um toque a mais do gengibre. Dica para tirar 10: o alho e o gengibre têm o mesmo tempo de cozimento. Um minuto para perfurmar. Mais do que isso, vai queimar.


Refogado de bacalhau
. Receita boa para treinar a técnica do refogado como um prato, e não só como base de sabor. O preparo é bem fácil, é só cobrir o refogado com ovos batidos e mandar para o forno. E dá também para exercitar a Inteligência doméstica usando bacalhau dessalgado, desfiado e congelado.

Flambado


Essa é para treinar o flambado e incluir no repertório um petisco delicioso para o happy hour que também pode ser acompanhamento dos bons para o pê-efe do dia a dia. Linguiça flambada na cachaça. Pode usar linguiça fatiada, se você preferir. Só que tem que ser fresca, não vale preparar com defumada, o tempo de cozimento é outro.


Não é só abacaxi que dá para flambar. Você pode usar qualquer fruta. Maçã, pêssego, pêra, carambola. Tudo fica bom. Aqui, vamos de morango com sorvete de creme. É para fechar o jantar com os amigos com chave de ouro, exibindo as novas habilidades na cozinha com louvor.


Look da professora

Colar - Osklen

Blusa - Bob Store

Cardigan - Viviane Furrier

Calça jeans - Mara Mac

Tênis - Vert

Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha