Cozinha Prática: batata, laranja e peixe

Cozinha Prática: batata, laranja e peixe
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de maio de 2018


O episódio do Cozinha Prática desta semana está especial. Isso porque, apesar do trio da vez ser formado de ingredientes comuns, a combinação deles sempre resulta em receitas charmosas, com sabores contemporâneos. Olha o repertório aumentando a cada semana!

cardápio 1: Papilote de salmão com laranja e purê de batata com azeite e cebolinha


No primeiro cardápio, mostro um método de cozimento mágico para peixes: fica pronto em 10 minutos, no ponto perfeito (ou seja, cozido e ainda úmido) e não deixa a casa com perfume de peixaria. Pode já anotar no seu repertório: papilote! Esse é o nome da casinha de papel alumínio que a gente faz para assar peixe e acompanhamento, tudo junto. Para este cardápio, assamos o salmão com cebola e caldo de laranja. Enquanto não fica pronto, preparamos um purê de batata bem diferentão. Em vez de leite e manteiga, adicionamos um pouco da água do cozimento das batatas e azeite para atingir uma textura aveludada, gostosa, perfeita!

Veja todas as receitas da temporada

Cardápio 2: macarrão com almôndegas de salmão

No segundo cardápio, a batata se junta ao salmão para formar almôndegas. Quem disse mesmo que almôndega é só de carne? Elas ficam deliciosas servidas com macarrão. E em tamanho mini, podem arrasar num happy hour caprichado com os amigos.

Os preparos de hoje estão esbanjando charme, e são exemplos ricos de como a gente não precisa preparar as receitas de sempre do mesmo jeito toda vez. Peixe não precisa ser frito, purê não precisa levar manteiga, almôndega não precisa ser de carne e macarrão não precisa ser servido com molho vermelho. Cozinhar fica muito mais divertido quando a gente chacoalha as preparações e tira os sabores do lugar comum!

MUDOU DE CARDÁPIO, TROCOU DE LOOK!

Para cada cardápio, um figurino diferente: são as mesmas cores, o mesmo estilão, mas fica totalmente diferente. Exatamente como os cardápios do dia.

Look 1

Camisa: Hering

Cinto: Le Soleil d'été

Calça: acervo

Brinco: Julia Gastin

Look 2

Camisa: Maria Filó

Cinto: Le Soleil d'été

Calça: acervo

Brinco: Julia Gastin

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, às 21h30. Reapresentações: quarta (17h), sábado (16h30), domingo (10h e 19h30), segunda (10h30).


Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha