Cozinha Prática: mandioca, pimentão e carne-seca

Cozinha Prática: mandioca, pimentão e carne-seca
Compartilhe

Por Rita Lobo - 21 de maio de 2018


Antes de contar sobre os cardápios que vamos preparar com esse trio-maravilha da foto, quero fazer uma breve retrospectiva da temporada. Afinal, chegamos ao penúltimo episódio! Nossa, passou voando...

Veja todas as receitas da temporada

Para cumprir a promessa de ampliar seu repertório, além de abusar de diferentes técnicas culinárias, fomos visitar diversos países em busca de referências. Lembra do arroz libanês com carne moída do episódio de estreia? E do doce de cenoura indiano do segundo episódio? A pasta e fagioli com abobrinha do quinto episódio veio da Itália, o ceviche de peixe com abacaxi e o suspiro limeño desembarcaram aqui inspirados em pratos peruanos. Pois é, já acumulamos muitas milhas!

Esta semana, os ingredientes pedem referências da cozinha brasileira: pimentão, mandioca e carne-seca vão se transformar em dois cardápios.

Cardápio 1: Paçoca de carne-seca, salada de pimentão marinado e mané pelado (bolo de mandioca de tabuleiro)

No primeiro cardápio, a carne-seca vem na forma de paçoca, receita bem tradicional. Com um refogado saboroso e um toque de farinha de mandioca, ela vira prato principal. Para acompanhar, uma salada de pimentão escandalosamente boa – e que vem com um truque esperto para tirar a pele e deixar o pimentão mais adocicado. Em pedaços, o pimentão vai para a saladeira na companhia de manjericão, azeitona, semente de erva-doce... Sentiu um perfume italiano aí? Para a sobremesa, voltamos para o Brasil: tem mané pelado, aquele bolo delicioso de mandioca ralada, coco e queijo! É servir com um bom café e pronto.

Cardápio 2: Escondidinho de mandioca com carne-seca e molho lambão

Na segunda rodada, troca tudo. A mandioca pula para a panela de pressão para virar um purê cremoso para esconder a carne-seca. Você resiste a um bom escondidinho? Para acompanhar o prato, um favorito pessoal: o molho lambão – um vinagrete com dose extra de sabor... Quem puxa a fila do molho é o pimentão! Ele vai picadinho, com cebola, pimenta, coentro, azeite e vinagre. Aprendi esse molho com uma amiga baiana, a Jeane, e ele nunca mais saiu no meu repertório. Tomara que você também aproveite!

Mudou de cardápio, trocou de look

Cardápio 1

Blusa: Yogini

Cinto: Fock

Brinco: Nadia Gimenes

Cardápio 2

Blusa: Alcaçuz

Cinto: Birô

Colar: Nadia Gimenes


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, às 21h30. Reapresentações: quarta (17h), sábado (16h30), domingo (10h e 19h30), segunda (10h30).


Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha