Cozinha Prática: pão, pepino e leite

Cozinha Prática: pão, pepino e leite
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de maio de 2018


Pepino, pão e leite. Os três ingredientes da vez são um desafio. Como montar dois cardápios completos com eles?! É uma missão difícil, mas não impossível. Ainda mais agora! Tantos episódios já se passaram, tantas receitas novas entraram no repertório! E chegamos, enfim, ao último episódio da temporada. Passou rápido, né?

Sempre que acaba uma temporada fico com a impressão de que o tempo voou. E olha que para mim cada uma delas começa meses antes de entrar no ar. Por aqui o trabalho é longo!

ampliar os horizontes culinários ajuda a resolver o jantar sem precisar apelar para a comida comprada pronta.

Quem embarcou de cabeça no tema da temporada também conseguiu variar a lista de compras. O fígado de galinha que andava meio sumido brilhou no nono episódio na forma de patê e risoto. E o porco, que dava pinta de vez em nunca, voltou com tudo depois do ragu e da costelinha do quarto episódio. Mas a graça da temporada é que conseguimos transformar ingredientes básicos do dia a dia, como arroz, tomate e carne moída, em cardapios especiais.

Veja aqui todas as receitas.

Hoje, no primeiro cardápio do dia, vamos chacoalhar a receita de rabanada e preparar uma versão salgada, acompanhada de relish de pepino, um molho delicioso, intenso e levemente adocicado.

Cardápio 1: rabanada salgada e relish de pepino

No segundo cardápio, o pepino vai ser a base de uma salada mais contemporânea, com manga, amendoim e shoyu. Já o pão e o leite se juntam numa sobremesa supertradicional que você precisa saber preparar: o pudim de pão.

Cardápio 2: salada de pepino e pudim de pão com laranja

Meu desejo é que você continue descobrindo novos sabores, e se divertindo na hora de preparar o jantar. E se a memória falhar (como é que era aquela receita com feijão-branco mesmo?) pode consultar sempre essa página que guarda todos os preparos. E é claro, vamos continuar juntos.

Mudou o cardápio, trocou o look

Foram tantas receitas por episódio – afinal o tema da temporada era expandir seus horizontes. Para ninguém se perder entre as preparações, para cada cardápio, usei um look diferente. Como nas receitas, que são preparadas com os mesmos ingredientes, as produções também tinham algo em comum. No último episódio, usei as mesmas cores.


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar hoje (segunda-feira), às 21h30. Reapresentações: quarta-feira (17h), sábado (16h30), domingo (10h e 19h30), segunda-feira (10h30).


Look 1

Blusa: Cortelle

Calça: Replay

Pulseira: Paula Marques

Look 2

Blusa: Acervo

Calça: Acervo

Pulseira: Antonio Bernardo


Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha