Banner do Blog

Cozinha Prática: abóbora, coco e porco

Imagem do post

Para a maior parte das pessoas que cozinha, um dos grandes desafios do dia a dia é preparar receitas diferentes com os ingredientes de sempre. Para ajudar nessa missão difícil de manter a mesa saborosa e variada, o tema da vez no Cozinha Prática é repertório.

Com o michuí de frango e o homus de cenoura buscamos referências em outras culturas gastronômicas. Já com o preparo do rocambole de suflê de espinafre da semana passada, vimos que a forma de apresentar o prato pode mudar tudo. Para o programa de hoje, vamos trabalhar a memória. Afinal, por que a gente esquece de usar a costelinha de porco no dia a dia?

Cardápio 1: Ragu de costelinha de porco na pressão e crumble de abóbora 

Muita gente evita a carne suína. Mas, em termos de saúde, quanto mais variada a alimentação, melhor. Então hoje vamos incluir dois preparos com ela no repertório culinário. Quem está acompanhando a temporada já sabe que a cada episódio, três ingredientes se transformam em dois cardápios diferentes. Para completar o trio da vez, vamos de abóbora e coco. 

Para começar, preparo um ragu de costelinha de porco na pressão. A receita combina com polenta cremosa, cuscuz marroquino, arroz frito, macarrão. Um curinga para o dia a dia e um acontecimento para reunir os amigos. Na sobremesa, crumble de abóbora! E olha, essa receita é tão boa que você vai querer preparar pra ontem!

 Cardápio 2: costelinha de porco com geleia em crosta de castanha-de-caju, abóbora refogada com sálvia e cocada branca 

No segundo cardápio, a costelinha é servida inteira, com geleia em crosta de castanha-de-caju. Parece incrível, né? E é mesmo! Como acompanhamento, vamos de abóbora refogada com sálvia, uma versão do quibebe. Na sobremesa, um clássico que todo mundo que é fã de coco precisa saber preparar: cocada branca. 



MUDOU DE CARDÁPIO, TROCOU DE LOOK

Para ninguém se perder entre as preparações dos episódios, para cada cardápio, um look. Dessa vez, uso a mesma calça, cinto, brinco, mas camisas bem diferentes. Ah, o cabelo também muda! É só um detalhe, mas faz toda a diferença.


Look 1 

Brinco: Lool

Camisa: Passarela

Cinto: Le Soleil D' Été

Calça: acervo


Look 2 

Brinco: Lool

Camisa: Levi's

Cinto:  Le Soleil D' Été

Calça: acervo


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, às 21h30. Reapresentações: terça (19h30), quarta (17h), quinta (22h30), sexta (10h), sábado (16h30), domingo (10h), segunda (10h30 e 16h).


Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida 

Fotógrafo:  Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha