Cozinha Prática: milho, couve-flor e carne

Cozinha Prática: milho, couve-flor e carne
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de abril de 2018


Repertório é o tema central desta temporada do Cozinha Prática. Juntos, estamos fazendo um exercício ao transformar três ingredientes em dois cardápios diferentes. O objetivo é que você consiga juntar o que tem na despensa e na geladeira com mais facilidade. Com isso, a variação de sabores está garantida – comer sempre a mesma coisa enjoa, mesmo! Mas as vantagens de variar os sabores vão além: também tem tudo a ver com saúde. Quando você alterna as ervas, as especiarias, um alimento aqui, outro ali, também amplia o leque de nutrientes da sua alimentação.

Veja todas as receitas da temporada

Nesta semana, os três ingredientes que protagonizam os cardápios são bem simples, daqueles que a gente sempre tem em casa: milho, couve-flor e carne. Para começar, o coxão mole ganha uma capa crocante e se transforma no irresistível bife à milanesa. É receita com um monte de truques para deixar a preparação espetacular. Já está se perguntando se bife à milanesa de vez em quando pode? Claro que pode. O que estraga a alimentação não é a comida caseira, mas a comida ultraprocessada.

Cardápio 1: bife à milanesa, cuscuz de couve-flor e curau

Seguindo com o nosso primeiro cardápio, a couve-flor empresta a forma do cuscuz marroquino e vira um acompanhamento delicado e muito saboroso. Para fechar, curau de milho, uma sobremesa que anda meio esquecida, mas quando pinta é sempre o maior sucesso. A versão que mostro no programa é pá-pum, fica pronta em 30 minutos.

No segundo cardápio, a couve-flor é grelhada e servida como salada com agrião e molho de tahine. Este molho, aliás, é um curinga. Vai bem com peixe, legumes assados, arrozes, com o charutinho de acelga do programa da semana retrasada. Já a carne vai para a panela de pressão enroladinha com bacon, salsão e cenoura para sair com nome próprio: bracciola! Ou bife a rolê para os íntimos. Este preparo é um pouco mais longo, mas não muito trabalhoso. Como acompanhamento, convocamos o milho num viradinho que é uma descoberta de tão delicioso.


Cardápio 2: salada de couve-flor grelhada com agrião e molho tahine, bracciolla e viradinho de milho-verde

Sem querer, hoje o programa está com o jeitão da casa da minha avó Julia. Lá, sempre tinha bife à milanesa e também bracciola. Resgatar os sabores que estão na nossa memória também é um jeito de ampliar nosso repertório culinário. <3

Mudou de cardápio, trocou de look



Look 1

Blusa: Levi's

Pulseira: Paula Marques

Calça: Replay

Look 2

Camiseta: Dzarm

Calça: Replay

Pulseira: Julia Gastin


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, às 21h30. Reapresentações: terça (19h30), quarta (17h), quinta (22h30), sexta (10h), sábado (16h30), domingo (10h), segunda (10h30 e 16h).


Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha