Delivery da cozinha para a sala

Delivery da cozinha para a sala
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de agosto de 2018


Dia desses, postei numa rede social que aprender a cozinhar é uma ferramenta para manter a alimentação saudável. Nem terminei de escrever a frase, já veio um comentário: “Quer dizer, então, que a senhora não come em restaurante?”. Ai, meu santo: o oposto de comida feita na cozinha é comida feita na fábrica! Comer fora, em bons restaurantes, é uma delícia. E não tem nada de errado. Pelo contrário, ajuda até a ampliar o próprio repertório – e isso é ótimo para melhorar a alimentação.

Veja quem cozinhou o medalhão com batatas ao murro comigo

Por outro lado, ter que comer fora ou pedir delivery todo dia porque não sabe nem fritar um ovo é um problema. Quem não sabe cozinhar tem menos autonomia e acaba fazendo escolhas alimentares piores. (Não vou nem entrar na questão do bolso!) Fora que, comida de delivery, por melhor que seja, nunca é igual a do restaurante: ou esfria, ou passa do ponto, ou chega toda sambada.

No próximo episódio do Cozinha Prática (segunda-feira, às 21h), você vai ver que, sem grandes esforços, dá para preparar em casa um prato tão especial quanto de restaurante – e sem as desvantagens do delivery, afinal, o percurso da cozinha para a sala não tem lombadas nem curvas feitas numa moto!

O menu foi pensado para aquele dia em que a gente quer um jantar mais caprichado. Vai ter robalo com crosta de castanha-de-caju, purê de banana-da-terra e ervilha-torta na manteiga. Em plena segunda-feira! E tudo isso feito em meia hora. Afinal, é Cozinha Prática Em Tempo Real.


Para dar tudo certo por aí, se ligue no pré-preparo da semana e deixe tudo no jeito para quando o programa começar. Mesa para quatro pessoas, sem nem precisar ligar para reservar. Já sabe: nos vemos na cozinha.

FIQUE LIGADO NA LISTA DE COMPRAS, UTENSÍLIOS E PRÉ-PREPARO

Toda quinta-feira vai pintar aqui a lista de ingredientes, utensílios e também algumas sugestões simples de pré-preparo para você não perder tempo lavando os legumes na hora do programa. Dá tempo de você ir no mercado no fim de semana e deixar tudo no jeito para cozinhar comigo na segunda-feira às 21h. Vamos começar?

Lista de compras

4 postas de robalo com a pele

6 bananas-da-terra

2 limões

½ cebola

200 g de ervilha-torta

60 g de farinha de mandioca flocada

40 g de castanha-de-caju

100 g de manteiga

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino

Lista de utensílios

Assadeira média

2 tigelas grandes

Mixer ou colher de pau (prefere purê liso? mixer! rústico? colher de pau!)

Pré-preparo

Lave e seque a ervilha-torta.

Conteúdo Extra


Com os mesmos ingredientes da crosta do peixe é possível montar uma farofa esperta e a jato. Receita candidata ao posto de mais crocante entre todas as farofas! E não sei você, mas quando saio para jantar num restaurante bacana, gosto de pedir sobremesa. No dia a dia, sobremesa em casa é fruta. Mas no fim de semana sempre sai uns doces bem caprichados. Para mostrar no próximo episódio do Cozinha Prática Em Tempo Real escolhi um clássico que (ainda bem!) nunca sai de moda: brigadeirão! Tem quem não gosta? Se tem, não conheço.

Veja ótimas receitas com frutas

Brigadeiro de colher com chocolate amargo

Look do episódio

Brinco: MEudoxia

Camisa: Osklen

Cinto: Replay

Pulseira: Afonso Molinero para Central de Designers

Calça: Shoulder

Veja todas as receitas de outras temporadas do Cozinha Prática

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar segunda-feira, às 21h. Reapresentações: quarta-feira (16h30), sábado (17h), domingo (10h, 16h e 19h30) e segunda-feira (10h30).

Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha