O que vamos cozinhar na primeira semana

O que vamos cozinhar na primeira semana
Compartilhe

Por Rita Lobo - 02 de agosto de 2019


O cardápio da semana está sensacional! Tem risoto na pressão, bobó de camarão, suflê de chocolate... E muitas ideias para resolver o jantar mesmo em dia de preguiça total. Veja a seguir a programação completa da primeira semana da nova temporada do Cozinha Prática! Nossos encontros continuam diários (sempre às 21h).

SEXTA-FEIRA: DIVIRTA-SE

receita: fraldinha assada na cerveja

Nossa balada culinária é com uma fraldinha marinada na cerveja, que sai do forno dourada, suculenta e muito macia. E ainda rende um molho saboroso. E ainda vai ter técnica de corte que deixa as fatias da carne bem macias. Para acompanhar, uma espécie de cuscuz de brócolis... Você vai adorar!

OUTROS EPISÓDIOS DA SEMANA

Segunda-feira: tempo real

RECEITA: RISOTO VERDE NA PRESSÃO

Para começar, vamos de risoto verde na pressão com farofinha de nozes. Se você bate cartão no Panelinha e no Cozinha Prática, já conhece essa técnica revolucionária: são 3 minutos de panela apitando para o arroz ficar cremoso e no ponto perfeito. Nunca preparou? Então prepare-se! Parece mágica, sério. Se a família por aí não é grande, pode chamar os amigos que a receita rende seis porções.

Novidade: às segundas, as receitas são tão práticas e rápidas que vai dar tempo de responder às suas dúvidas culinárias dos seguimores!!! Na estreia do meu S.A.C – o serviço de atendimento ao cozinheiro – o tema é: "Por que meu bolo sola, Rita?!" Vou explicar no detalhe. A seguir, veja tudo o que você precisa para cozinhar comigo em tempo real:

LISTA DE COMPRAS

arroz para risoto (2 xícaras de chá)
1 maço de espinafre
1 abobrinha
1 cebola
1 talo de salsão (com as folhas)
1 dente de alho
vinho branco (½ xícara de chá)
1 litro de água
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
bicarbonato de sódio (¼ de colher de chá)
queijo gorgonzola (90g)
manteiga (2 colheres de sopa)
endro (dill) a gosto para servir
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
azeite

LISTA DE UTENSÍLIOS

Liquidificador
Escorredor
Panela de pressão
Tigela
Chaleira
Pinça
Facas
Medidores (xícaras e colheres)
Tábua
Facas

PRÉ-PREPARO

Lave e seque o espinafre, o salsão e a abobrinha. Esfarele o queijo. Toste as nozes por alguns minutos, sem óleo ou azeite, na frigideira.

terça-feira: desgourmetiza, bem!

RECEITAS: bobó de camarão, farofa de coco

É dia de valorizar aquele prato que todo mundo adora, mas, às vezes, fica achando que não é muito elegante, sabe? Pode falar em alto e bom som: desgourmetiza, bem! Começamos com um delicioso, perfumado, lindíssimo... bobó de camarão. E tudo vai ser caseiro, do leite de coco ao caldo de camarão. Por isso, dá para aproveitar o bagaço e preparar uma deliciosa farofa de coco. Ideia incrível pra um encontro especial entre amigos. Chique é comida de verdade!

Quarta-feira: receita com memória

Receitas: CURRY DE PORCO E ARROZ BASMATI COM CARDAMOMO

Nesta quarta, preparo um curry de porco com arroz basmati, receita da mãe do meu grande amigo Cliff Li. Há mais de vinte anos, ele e eu íamos montar um restaurante juntos... Mas... Bom, essa história eu conto no programa. Só o que você precisa saber é que as coisas não saíram como planejadas. Mas isso não significa que tenham sido ruins. Com um pouco de jogo de cintura, dá para aproveitar os obstáculos e transformar em crescimento – em vez de paralisação. Quando a gente não tem muita experiência, tem que se arriscar, ir testando novos preparos, sabores, técnicas. O jogo de tentativa e erro faz a gente crescer, aprender e acertar. Se joga!

Saiba tudo sobre o episódio!

QUINTA-FEIRA: PREGUIÇA TOTAL

RECEITAs: MACARRÃO AO LIMÃO e Espaguete ao pesto

Rufem as panelas porque até mesmo quem não sabe cozinhar vai entrar na cozinha comigo! Você vai ver que, mesmo naquele dia de muita preguiça, dá para garantir comida de verdade na mesa. É isso que vou mostrar às quintas no Preguiça Total. Para você que não gosta de cozinhar ou que chegou em casa sem nenhuma energia, vai ter uma sequência de receitas com poucos ingredientes, quase nada de trabalho, mas muito sabor! Para isso acontecer, você vai aprender um jeito diferente de pensar a comida: são os acessórios culinários. Eles ficam prontos e dão uma levantada no sabor de preparações super básicas – como um macarrãozinho.

Logo no primeiro episódio, uma receita que é queridinha aqui da turma do Estúdio Panelinha. O macarrão ao limão é o tipo de preparo que vira mania. Muito fácil, muito rápido, muito saboroso.

Figurino: Izadora Jacob

Beleza: Mima Mizukami e Kerolaine Amorim

Fotógrafo: Guillermo White

Flores: Florinda

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha