Banner do Blog

Do café da manhã à sobremesa

Imagem do post

Esta semana tem comida de verdade do café da manhã ao jantar em tempo real! Logo na segunda, vamos visitar os sabores da Espanha com um arroz com frango. Na terça, tem manjar branco. Quarta é dia de rever o passo a passo do pão italiano inspirado no meu avô. Na quinta, a preguiça total é para o café da manhã! E sexta tem clássico francês: quiche lorraine. Não se esqueça de deixar o alarme do celular ativado: é de segunda a sexta, às 21h, no GNT.

SEXTA-FEIRA, 23/8: DIVIRTA-SE

RECEITA: QUICHE LORRAINE

Vamos desvendar o preparo da clássica quiche lorraine, com massa crocante e recheio cremoso de queijo com pedacinhos de bacon. Sabe o que é mais legal? Depois de aprender a receita da massa, dá para usar a criativade (e a fome!) para variar o recheio. E como a quiche congela superbem, quem mora sozinho pode preparar numa boa e garantir vááárias refeições de uma vez só. Comida de verdade para todo mundo e para todas as ocasiões.  

 

AGENDE-SE

Vamos repassar a agenda da semana? Os episódios começam às 21h – e são reprisados sempre no dia seguinte às 17h30* e uma semana depois ao 12h30. (*o de sexta reprisa na segunda)

  

Figurino: Izadora Jacob

Beleza: Mima Mizukami

Fotógrafo: Guillermo White 

Flores: Florinda 

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha

 

Outras receitas da semana:

 

SEGUNDA-FEIRA, 19/8: TEMPO REAL

RECEITA: ARROZ COM FRANGO, PÁPRICA E TOMATE EM UMA PANELA SÓ

Se eu disser que o cardápio tem arroz, tomate e frango, o que vem à cabeça de muita gente é um grelhado, arroz branco e salada de tomate, né? Mas na segunda, vamos preparar um arroz com frango todo temperado, refogado com extrato de tomate e vinho, servido com picada catalana. Vai ser uma especie de galinhada espanhola! Bora anotar os ingredientes:

LISTA DE COMPRAS

2 filés de peito de frango (400 g)

Arroz (1 xícara de chá)

1 pimentão verde

1 cebola roxa

2 dentes de alho

Tomates-cereja (cerca de 150 g)

1 maço de salsinha

Cominho

Páprica

Páprica defumada

Louro (1 folha)

Amêndoas tostadas (cerca de 20 g)

Pão italiano (2 fatias)

Vinho tinto (½ xícara de chá)

Extrato de tomate (2 colheres de sopa)

Azeite

Sal e pimenta-do-reino

LISTA DE UTENSÍLIOS

Chaleira
Panela média com tampa
Mini-processador
Pinça
Tigela

PRÉ-PREPARO

Lave e seque o pimentão verde, os tomates-cereja e a salsinha. Corte o frango em cubos de aproximadamente 2 cm. Aqueça o pão na frigideira por alguns minutos até dourar – ele deve ficar bem sequinho. 

TERÇA-FEIRA, 20/8: DESGOURMETIZA, BEM!

RECEITA: MANJAR BRANCO, CALDA DE DAMASCO E FAROFA DOCE DE COCO

Sobremesa no maior astral Desgourmetiza, bem. Vamos preparar um manjar de coco cremoso (nada de gelatina!), do tipo que desenforma facilmente (sem estatelar!). Dá para servir com calda de ameixa – ou com compota de damasco! 

 

QUARTA-FEIRA, 21/8: RECEITA COM MEMÓRIA

RECEITAS: PÃO ITALIANO SEM SOVA, MANTEIGA CASEIRA E CAFÉ DO AVÔ RAGO

Na quarta, vamos relembrar o episódio dedicado ao meu avô Rago, da temporada de Receitas com Memórias. Apesar de a minha avó comandar a cozinha da casa, era ele quem cuidava do café da manhã, sempre com café forte, pão e manteiga. E são essas receitas que vou preparar: pão italiano, com casca grossa e miolo bem fofinho; manteiga caseira, preparada com creme de leite fresco; e café todo especial, com uma pitada de sal e uma colher de chocolate em pó. 

QUINTA-FEIRA, 22/8: PREGUIÇA TOTAL

RECEITAS: PANQUECA DE BANANA, IOGURTE CREMOSO, GRANOLA DE FRIGIDEIRA, PERA COZIDA NO MICRO-ONDAS COM MEL E CANELA, TARTINE DE QUEIJO GRELHADO COM PERA COZIDA, QUEIJO MINAS GRELHADO

Se quinta-feira é dia de preguiça total, não poderia faltar um episódio inteirinho dedicado ao café da manhã. A turma do "só mais cinco minutinhos" vai descobrir como é fácil preparar uma refeição completa em pouquíssimo tempo.