Do café da manhã à sobremesa

Do café da manhã à sobremesa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 15 de agosto de 2019


Esta semana tem comida de verdade do café da manhã ao jantar em tempo real! Logo na segunda, vamos visitar os sabores da Espanha com um arroz com frango. Na terça, tem manjar branco. Quarta é dia de rever o passo a passo do bolo de chocolate para o aniversário dos meus filhos. Na quinta, a preguiça total é para o café da manhã! E sexta tem clássico francês: quiche lorraine. Não se esqueça de deixar o alarme do celular ativado: é de segunda a sexta, às 21h, no GNT.

SEXTA-FEIRA: DIVIRTA-SE

RECEITA: QUICHE LORRAINE

Vamos desvendar o preparo da clássica quiche lorraine, com massa crocante e recheio cremoso de queijo com pedacinhos de bacon. Sabe o que é mais legal? Depois de aprender a receita da massa, dá para usar a criativade (e a fome!) para variar o recheio. E como a quiche congela superbem, quem mora sozinho pode preparar numa boa e garantir vááárias refeições de uma vez só. Comida de verdade para todo mundo e para todas as ocasiões.

OUTROS EPISÓDIOS DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA: TEMPO REAL

RECEITA: ARROZ COM FRANGO, PÁPRICA E TOMATE EM UMA PANELA SÓ

Se eu disser que o cardápio tem arroz, tomate e frango, o que vem à cabeça de muita gente é um grelhado, arroz branco e salada de tomate, né? Mas na segunda, vamos preparar um arroz com frango todo temperado, refogado com extrato de tomate e vinho, servido com picada catalana. Vai ser uma especie de galinhada espanhola! Bora anotar os ingredientes:

LISTA DE COMPRAS

2 filés de peito de frango (400 g)

Arroz (1 xícara de chá)

1 pimentão verde

1 cebola roxa

2 dentes de alho

Tomates-cereja (cerca de 150 g)

1 maço de salsinha

Cominho

Páprica

Páprica defumada

Louro (1 folha)

Amêndoas tostadas (cerca de 20 g)

Pão italiano (2 fatias)

Vinho tinto (½ xícara de chá)

Extrato de tomate (2 colheres de sopa)

Azeite

Sal e pimenta-do-reino

LISTA DE UTENSÍLIOS

Chaleira
Panela média com tampa
Mini-processador
Pinça
Tigela

PRÉ-PREPARO

Lave e seque o pimentão verde, os tomates-cereja e a salsinha. Corte o frango em cubos de aproximadamente 2 cm. Aqueça o pão na frigideira por alguns minutos até dourar – ele deve ficar bem sequinho.

TERÇA-FEIRA: DESGOURMETIZA, BEM!

RECEITA: MANJAR BRANCO, CALDA DE DAMASCO E FAROFA DOCE DE COCO

Sobremesa no maior astral Desgourmetiza, bem. Vamos preparar um manjar de coco cremoso (nada de gelatina!), do tipo que desenforma facilmente (sem estatelar!). Dá para servir com calda de ameixa – ou com compota de damasco!

QUARTA-FEIRA: RECEITA COM MEMÓRIA

RECEITAS: RISOTO JAPONÊS COM COGUMELOS e BOLO GELADO DE FIGO COM CREME INGLÊS

As duas receitas deste episódio vêm direto das malas de uma viagem que fiz para o Japão bem mocinha para trabalhar, mas também passear muito. Foi amor à primeira vista. Que país, que comida fantástica e que pessoas educadas. A primeira é um risoto de arroz japonês, delicioso, que fica grudadinho depois de pronto e perfeito para comer de hashi. De sobremesa, um bolo gelado espetacular que leva só figo na receita. A receita é europeia, mas a fruta é uma das mais adoradas do Japão.

Saiba tudo sobre o episódio aqui!

QUINTA-FEIRA: PREGUIÇA TOTAL

RECEITAS: PANQUECA DE BANANA, IOGURTE CREMOSO, GRANOLA DE FRIGIDEIRA, PERA COZIDA NO MICRO-ONDAS COM MEL E CANELA, TARTINE DE QUEIJO GRELHADO COM PERA COZIDA, QUEIJO MINAS GRELHADO

Se quinta-feira é dia de preguiça total, não poderia faltar um episódio inteirinho dedicado ao café da manhã. A turma do "só mais cinco minutinhos" vai descobrir como é fácil preparar uma refeição completa em pouquíssimo tempo.

Figurino: Izadora Jacob

Beleza: Mima Mizukami

Fotógrafo: Guillermo White

Flores: Florinda

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha