Pode convidar todo mundo para jantar!

Pode convidar todo mundo para jantar!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de agosto de 2019


Acredita que esta é a última semana desta temporada do Cozinha Prática? Passou tão rápido – e teve cada receita boa... Mas nada de clima de despedida, porque a reta final é pura comemoração. Logo na segunda, seguimos cozinhando juntinhos e em tempo real. E garanto: se polenta já é boa, polenta caprese com refogado de legumes é sen-sa-cio-nal. Na terça, vamos dar adeus ao lombo de porco ressecado: vou ensinar todos os truques para garantir um lombo assado que é sucesso total. Na quarta, a receita que deu origem à serie Receita com memória vai brilhar na telinha: a Torta de Nozes da minha vó Rita é irresistível. Para quem sentiu saudades dos episódios a quatro mãos, adivinha quem vem cozinhar comigo na quinta-feira? Vem comigo que eu conto! Ah, e pode juntar a família ou os amigos porque o jantar da sexta vai ser uma espécie de happy hour.

sexta-feira: divirta-se

receitas: PÃO ASIÁTICO DE FRIGIDEIRA e SALADA DE OVOS

Bora encerrar a semana em clima de festa? O cardápio desta sexta no Cozinha Prática está pronto para um happy hour! Vamos preparar um pão asiático de frigideira para acompanhar a melhor salada de ovos ever! O segredo está na maionese caseira e no tempo de cozimento dos ovos. Mas chega de spoilers, vou contar tudo-tudo no programa. Apesar de ser o último episódio desta temporada, nada de despedidas – a gente continua se vendo durante as reapresentações, a famosa segunda chamada para quem perdeu alguma receita. Combinado?

OUTRAS RECEITAS DA SEMANA

segunda-feira: tempo real

Receita: POLENTA CAPRESE COM REFOGADO DE LEGUMES

Resolver o jantar em plena segunda-feira, em uma panela só, e em menos de meia hora, é o tipo de desafio que eu adoro! E, olha, o resultado ficou uma delícia! Para o último episódio em tempo real da temporada, vou ensinar o preparo de uma polenta caprese, com abobrinha, tomate e muçarela de búfala, que fica pronta em tempo recorde com um segredinho: vamos usar polenta pré-cozida. Pode confessar, você também adora as segundas-feiras! Anota aí a lista de compras:

LISTA DE COMPRAS:

1 abobrinha
1 alho-poró
2 tomates maduros
Polenta instantânea (½ xícara de chá)
Alho (1 dente)
Queijo parmesão (¼ xícara de chá)
Manteiga (2 colheres de sopa)
1 muçarela de búfala (120 g)
Azeite, sal e pimenta-do-reino
Folhas de manjericão a gosto (opcional, tá?)

LISTA DE UTENSÍLIOS:

Pilão
Chaleira
Tigela
Frigideira grande
Batedor de arame
Facas
Tábua
Medidores (xícaras e colheres)

PRÉ-PREPARO:

Lave e seque a abobrinha e o manjericão.

terça-feira: desgourmetiza!

receitas: LOMBO ASSADO COM TOMATES E ERVAS e VIRADINHO CREMOSO DE MILHO

Tem muita gente que deixou de comer lombo assado porque acha que a carne fica sempre ressecada. Só que terça é dia de desgourmetizar no Cozinha Prática, ou seja, dia de resgatar clássicos que andam meio em baixa por aí. Com uma boa marinada, vou mostrar que o lombo pode, sim, ficar todo suculento. E ainda vamos aproveitar o líquido da marinada para fazer um molho maravilhoso. Se eu fosse você, já testava na receita neste fim de semana para ficar craque até a ceia – ou vai dizer que esse lombo não seria um sucesso no Natal?

QUARTA-FEIRA: receitas com memórias

receita: FRIGIDEIRA BAIANA DE BACALHAU e COCADA DE FORNO

No episódio da semana, resgato memórias da época em que lancei o Panelinha e criei um método de explicar receitas. Quando lancei o site, há quase 20 anos, cozinheiro era gourmet, que sabia fazer um risotinho de fim de semana, uma sobremesa flambada na casa dos amigos, mas nem sonhava em dar conta do dia a dia, do bom e velho arroz com feijão, bife e salada. Cozinhar de verdade estava muito além das habilidades culinárias da maioria. Vi aí uma grande oportunidade. Poderia usar receitas para ensinar além do prato: as pessoas iriam aprender a cozinhar. Nesta quarta, o ovo vai ser o protagonista de duas preparações memoráveis: a frigideira baiana de bacalhau e uma cocada de forno.

Saiba tudo sobre o episódio aqui

quinta-feira: preguiça total

receita: MINESTRONE PRÁTICO

Existem muitas maneiras de resolver um jantar em dia de preguiça. Nesta quinta, vou mostrar como funciona na minha casa – e como também pode funcionar na sua. O Ilan, meu marido, volta ao Cozinha Prática para uma participação mais do que especial! A quatro mãos, vamos preparar um minestrone prático, um clássico da culinária italiana, que congela e descongela superbem. Depois de aprender a receita, é só variar os legumes conforme a estação do ano.

Figurino: Izadora Jacob

Beleza: Mima Mizukami e Gabi Back

Fotógrafo: Guillermo White

Flores: Florinda

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha