Vai ter festa na cozinha!

Vai ter festa na cozinha!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de maio de 2019


Foram muitos episódios. Muuuitas receitas. Muita cozinhança em tempo real, muita diversão na cozinha, muitas fotos postadas nas redes sociais com a hashtag #CozinhaPráticaNoGNT. Essa temporada com programa de segunda a sexta fez com que tudo fosse assim... intenso!

E agora chegou a última semana dessa temporada mais que especial. Dá para acreditar? A gente aqui no Estúdio Panelinha sempre acha que passou voando. E olha que para nós a história começa muito antes – são meses de desenvolvimento, testes e gravações. Para os últimos episódios, vai ter festa na cozinha!

Confira todas as receitas da temporada

Jantar marroquino, bolo, receitas para receber um batalhão em casa. Chamei até meu marido, o Ilan, para mostrar que, no meu caso, em casa de ferreiro o espeto é de ferro mesmo! Estamos em dia com a divisão de tarefas sim, obrigada! Uma semana toda cheia de amor e alto astral para fechar essa temporada que entrou para a história do Cozinha Prática (foi a primeira com episódios todos os dias!). Eu me diverti muito, espero que você também.

Dia 5 de agosto estamos de volta. Quer um spoiler? De segunda a sexta de novo! Enquanto a nova temporada não começa, curta as reapresentações: sempre às 21h, no GNT.

SEXTA-FEIRA: SEXTOU!

Receitas: carne desfiada e crudités de legumes para receber

Outro dia minha filha perguntou se podia chamar uns amigos para almoçar lá em casa no fim de semana. Adoro casa cheia de adolescentes, fica tão viva! Um dia antes, a Dora, minha filha, avisou que todo mundo tinha confirmado. Seriam 30 pessoas. Sim, trin-ta! E eu achando que era um almocinho... Risos!

Publiquei uma foto do evento no meu perfil no Instagram e todo mundo quis saber o que servi de comida para aquela turma toda. Foram tantos comentários que achei legal separar um episódio do Cozinha Prática para mostrar como receber um batalhão e não enlouquecer. É nosso episódio de encerramento da temporada. Já estou a todo vapor por preparando a próxima. Nos vemos em breve!


Figurino: Cinthia Taranto

Beleza/cabelo: Mima Mizukami e Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr. e Guillermo White

Flores: Sinhá Flor

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha

Outros episódios da semana

Segunda-feira: tempo real

Receita: tagine de legumes com cuscuz marroquino e chá marroquino de hortelã

Preparo com ares marroquinos: tagine de legumes. Se você é fã de carteirinha do meu trabalho sabe que cuscuz marroquino é curinga na cozinha! Vai ser nosso acompanhamento da vez. Para beber, continuamos no tema com um chá marroquino de hortelã. À primeira vista parece uma receita complexa demais para um simples chá. Mas não se deixe enganar: o preparo é fácil e o resultado é uma bebida perfumada, com um tom dourado e um sabor, aí sim, complexo e surpreendente.

Aproveite o fim de semana para deixar tudo no jeito:

TAGINE DE LEGUMES COM CUSCUZ MARROQUINO

Lista de compras - serve até 4 porções

1 maço de couve-flor (vamos usar ½ maço)
1 abobrinha
200 g de abóbora japonesa
1 cebola (vamos usar metade)
2 dentes de alho
1 maço de coentro (opcional)
1 lata de tomate pelado
cuscuz marroquino (1 xícara de chá)
castanha-de-caju torrada e picada (⅓ de xícara de chá)
semente de coentro (½ colher de chá)
cominho (½ colher de chá)
cúrcuma (½ colher de chá)
1 folha de louro
1 rama de canela
mel (2 colheres de chá)
azeite
sal

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

1 panela média com tampa
peneira
chaleira
1 tigela média
medidores (xícaras e colheres)
tábua
faca

PRÉ-PREPARO:

Lave e seque a couve-flor, a abobrinha e a abóbora. Tire a casca e corte a abóbora em pedaços de 1 cm.

CHÁ MARROQUINO

LISTA DE COMPRAS:

1 colher (sopa) de chá verde gunpowder* (folhas secas e enroladas)
10 ramos de hortelã fresca
açúcar (2 colheres de sopa)

* Não encontrou gunpowder? Use chá verde tradicional. O resultado vai ser um chá com sabor mais suave e coloração mais amarelada.

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

fervedor
chaleira
1 jarra (ou tigela)
peneira

PRÉ-PREPARO:

Lave e seque as folhas de hortelã.

Terça-feira: Desgourmetiza, bem!

Bolo de fubá com compata de goiaba

O clássico bolo de fubá chega todo festivo no último Desgourmetiza da temporada. Em vez dos quadradinhos de goiabada na massa, a goiaba virou compota e foi para o alto do bolo. Fica lindo, mas não é só: a calda, que tem sabor da fruta e um toque canela, é absorvida pela massa. Imagina a delícia que é...

Quarta-feira: 3 ingredientes, 2 cardápios

Receitas: ceviche de peixe com abacaxi, batata-doce palha assada, sanduíches de isca de peixe com pão de batata, mojito de abacaxi e pão de batata-doce

O repeteco da semana é com abacaxi, peixe e batata-doce. Já vou avisando: o sanduíche com iscas de peixe vai virar mania na sua casa! Tem ainda ceviche com abacaxi que é prático demais para receber os amigos. O episódio é cheio de combinações de sabores e técnicas para você incluir no repertório.

Quarta-feira: 3 ingredientes, 2 cardápios

Receitas: ceviche de peixe com abacaxi, batata-doce palha assada, sanduíches de isca de peixe com pão de batata, mojito de abacaxi e pão de batata-doce

O repeteco da semana é com abacaxi, peixe e batata-doce. Já vou avisando: o sanduíche com iscas de peixe vai virar mania na sua casa! Tem ainda ceviche com abacaxi que é prático demais para receber os amigos. O episódio é cheio de combinações de sabores e técnicas para você incluir no repertório.

Quinta-feira: quatro mãos

Receitas: patê de beterraba e sardinha, galetes de mandioca, polenta cremosa com couve, frango assado com limão siciliano e ervas

Para terminar essa série de episódios que, espero, tenha ajudado a incentivar muitos maridos a botar a mão na massa, achei justo convocar meu marido. O Ilan Kow e eu vamos mostrar como é que esse negócio de divisão de tarefas funciona na prática pra gente. No cardápio, receitas que nossos amigos já conhecem bem. Tudo preparado exatamente como a gente faz lá em casa: com planejamento, divisão de tarefas, e... bem, uma DRzinha de vez em quando! <3