Comida de verdade para todas as ocasiões

Comida de verdade para todas as ocasiões
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de março de 2019



Segunda-feira (18/3): Tempo real

Receita: sopa fria de milho com tostada de avocado


Vamos cozinhar o jantar juntos e começar a semana no maior astral. No cardápio, sopa fria de milho com tostada de avocado. O vermute ou vinho branco da lista de ingredientes é opcional, mas faz diferença no sabor. E uma bebidinha enquanto prepara o jantar de segunda-feira não faz nada mal, né? Tostada de avocado e o cróc da semente de girassol e da farofinha de bacon completam a festa. Boa essa segunda-feira, hein? Para você conseguir cozinhar comigo, se ligue na lista de compras, utensílios e pré-preparos.

LISTA DE COMPRAS - Para 2 porções

Milho congelado (300 g)

Leite (500 ml)

Bacon (vamos usar 4 tiras)

Manteiga (sem sal)

Pão italiano

1 avocado

1 maço de alecrim

1 maço de salsinha

1 limão

Cebola (vamos usar meia)

Alho

Sementes de girassol (cerca de 50 g)

Noz-moscada (em semente, para ralar na hora)

Curry (esse sim é em pó!)

Vermute ou vinho branco (opcional)

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino

LISTA DE UTENSÍLIOS

Panela média

Liquidificador

Tigela

Frigideira (melhor se for antiaderente)

Medidores (xícaras e colheres)

Tábua

Faca

PRÉ-PREPAROs

Lave e seque o alecrim, a salsinha e o avocado

Gele 1 xícara de leite

Corte o pão italiano em 4 fatias

Já virou rotina por aí nossos encontros às 21h no Cozinha Prática? Frango com crosta de parmesão, musse de chocolate, cuca, ovos mexidos, cocada, rosbife com molho de figo. Quanta comida boa já teve só na primeira semana da nova temporada! Para a segunda semana, é claro, temos mais comida de verdade para todas as ocasiões. Veja tudo que vai rolar:


Terça-feira (19/3): Desgourmetiza, bem!

Receita: bife à milanesa com salada de batatas e repolho agridoce

É o dia daquelas receitas que todo mundo adora, mas nem todo mundo sabe preparar bem. Bife à milanesa é o tipo de preparo simples mas cheio de segredos para sair perfeito, com a casquinha crocante e a carne bem macia. Esse clássico servido com salada de batatas… que delícia, minha gente! Para completar, repolho agridoce assado. Um preparo surpreendente que você pre-ci-sa experimentar.

Quarta-feira (20/3): Três ingredientes, dois cardápios

Receita: espetinho de frango com pimentão e cebola com homus de cenoura e nhoque de grão-de-bico com saltimboca de frango


Dia de repeteco da temporada Repertório! A cada episódio, três ingredientes brilham em dois cardápios totalmente diferentes. Para essa semana, vamos de cenoura, grão-de-bico e frango. Vou logo dizendo: se você ainda não viu, prepare-se para incluir o homus de cenoura na sua lista de receitas preferidas. Vai ter também espetinho de frango, nhoque de grão-de-bico com saltimboca de frango e um doce de cenoura indiano, o gajar ka halwa.


Quinta-feira: Cozinha a quatro mãos

Receita: pê-efe de bife com abobrinha assada

Ele canta, ele dança, ele atua, mas… será que ele também cozinha?! O Tiago Abravanel é meu convidado da semana para mostrar que com arroz e feijão no prato, está resolvida metade do cardápio. Vai ser divisão de tarefas com pê-efe brasileiríssimo de arroz, feijão, abobrinha assada com alecrim e cebola AND bife com molho de limão. Já sabe, né? Homens, já para cozinha!

Sexta-feira: Divirta-se

Receita: bolo gelado de coco com beijinho cremoso e batida de coco

Depois desse episódio, os encontros com os amigos em casa nunca mais serão os mesmos! O bolo gelado da infância vai voltar para a pista com nome de adulto e técnica profissional: bolo gelado de coco. E uma colherada de beijinho por cima porque… ah, porque sextou, minha gente! Para acompanhar a festa, batida de coco. Vai ser divertido.

Veja as peças do Acervo Panelinha, minha coleção de louças

As receitas da nova temporada do Cozinha Prática