A semana promete!

A semana promete!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de março de 2019


Uma semana que começa com jantar especial e termina com clima de festa promete muito alto astral! E claro, comida de verdade para todas as ocasiões. Nos próximos episódios do Cozinha Prática vai rolar até pê-efinho para a introdução alimentar do bebê saído diretamente do pê-efe da família. Nossos encontros são sempre às 21h. ;)

Veja as receitas do Cozinha Prática


Quinta-feira: Cozinha a quatro mãos

Receita: roseta de peixe no papilote, lentilha do dia a dia, batatas ao murro de frigideira e espinafre refogado

Pode avisar todos os amigos mães e pais de bebê. Vai rolar pê-efinho no Cozinha Prática! Vou mostrar como é fácil adaptar a comida da família para o bebê em fase de introdução alimentar. Esse momento é uma ótima oportunidade para melhorar a alimentação de toda família. Mas, para isso dar certo, é preciso ter divisão de tarefas estruturadas. Quinta-feira mostro como isso funciona na prática, com uma receita de roseta de peixe bem pá-pum com lentilha, batata ao murro e espinafre refogado. Quem comanda as panelas comigo dessa vez é o ator – e pai de bebê – Duda Nagle.


SEXTA-FEIRA: DIVIRTA-SE

Receitas: bolo de cenoura com merengue e pistache

Sextou com bolo de cenoura. And merengue. Aaaaand pistache. Tem aniversário chegando? Se não tiver, pode inventar uma ocasião para chamar a turma e servir essa receita. O bolo de cenoura ganhou versão festiva, com direito a perfume de raspas de laranja e canela.



OUTROS EPISÓDIOS DA SEMANA


Segunda-feira: Em tempo real

Receitas: salmão em crosta de ervas, vinagrete de pepino e purê de banana

Não deixe de separar um tempo do fim de semana para comprar os ingredientes. O jantar que vamos preparar juntos é pra lá de especial. Além de temperar, a mistura de ervas forma uma crosta crocante para o peixe. Para acompanhar, vinagrete com ares orientais, com pepino e gengibre, e um purê de banana bem cremosão. Parece até prato de restaurante, mas é receita pá-pum, delivery da cozinha para a sala de jantar! Vai ser um arraso.


Lista de compras

4 tranches (postas) de salmão (150 g cada)
6 bananas-da-terra maduras
2 pepinos japoneses
1 limão
1 cebola
1 cebola roxa
gengibre (2 colheres de sopa)
1 pimenta dedo-de-moça
manteiga (2 colheres de sopa)
tomilho seco (1 colher de sopa)
alecrim seco (1 colher de sopa)
orégano seco (1 colher de sopa)
páprica (1 colher de sopa)
alho desidratado (1 colher de chá)
semente de cominho (1 colher de chá)
vinagre de arroz
azeite
sal
pimenta-do-reino

Você vai precisar de:

Mini-processador (opcional, tá?)
Prato fundo e prato raso
Frigideira
Pinça
2 Tigelas médias
Panela média
Mixer

Pré-preparo:

Lave e seque os pepinos e a pimenta dedo-de-moça.

Rale o gengibre.


Terça-feira: Desgourmetiza, bem!

Receitas: frango à passarinho de forno, creme de milho batido e quiabo grelhado

Você não vai acreditar. Dá para preparar frango à passarinho sem fazer a maior bagunça na cozinha. É receita de forno, bem fácil, mas tem lá seus segredinhos para dar certo e ficar crocante, saboroso e suculento. Para acompanhar, creme de milho (alô, infância) e quiabo grelhado (sem baba, crocante). Comida bem caseira, bem no estilo Desgourmetiza, bem!

Quarta-feira: Repertório

Receitas: ragu de costelinha de porco na pressão, crumble de abóbora, costelinha de porco com geleia em crosta de castanha-de-caju, abóbora refogada com sálvia e cocada branca

Para quem cozinha no dia a dia, um dos maiores desafios é variar o cardápio com os ingredientes de sempre. Não é fácil, mesmo, deixar a mesa saudável, saborosa e variada. Na temporada Repertório, nosso repeteco de quarta-feira, mostro sempre três ingredientes básicos brilhando em dois cardápios completamente diferente. Dessa vez vamos de abóbora, coco e porco. A costelinha com crosta de castanha-de-caju é o maior sucesso.