Cozinhança no maior alto astral

Cozinhança no maior alto astral
Compartilhe

Por Rita Lobo - 18 de abril de 2019


Vai ter muita diversão na nossa cozinha! A semana começa com jantar oriental com direto a hashi e uma receita que tira o franguinho do dia a dia da mesmice. Depois tem cardápio brasileiríssimo, com carne-seca acebolada preparada na manteiga de garrafa. E aí vem cozinhança a quatro mãos no maior clima alto astral (sério!) e depois, para fechar com chave de ouro, um cardápio do tipo ocasião especial comemorada entre amigos. Não falei que esses nossos encontros diários renderiam muita comida de verdade? Nos vemos sempre às 21h, no Cozinha Prática no GNT.

Segunda-feira: Tempo Real

Receitas: frango com acelga e broto de feijão e arroz cateto na pressão


Pode pegar o hashi que o franguinho de sempre vai chegar com ares orientais. Mais uma semana começando com novidade na mesa! Vai ter frango com acelga e broto de feijão. Para acompanhar, arroz cateto que fica grudadinho e cremoso.

Essas preparações são tão rápidas que vai dar tempo de mostrar várias ideias para variar o preparo do frango ao longo da semana. Se ligue na nossa lista de compras.

LISTA DE COMPRAS - serve até 4 porções

2 filés de peito de frango (cerca de 400 g)
1 maço de acelga (vamos usar metade)
125 g de broto de feijão
1 cebola
amido de milho (1 colher de sopa)
shoyu (¼ de xícara de chá)
óleo (2 colher de sopa)
1 maço de cebolinha
sal
pimenta-do-reino

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

Tigela média

Tigela pequena
Escorredor
Wok (ou frigideira grande)
Medidores (xícaras e colheres)
Tábua
Faca


PRÉ-PREPARO:

Lave e seque as folhas de acelga. Lave o broto de feijão em um escorredor sob água corrente.

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha.


Terça-feira: Desgourmetiza, bem!

Receitas: carne-seca acebolada com manteiga de garrafa, vinagrete de feijão-fradinho e quibebe

Receitas de clássicos que todo mundo adora mas nem todo mundo sabe cozinhar: é dia de Desgourmetiza, bem! Dessa vez vamos de carne-seca acebolada – com manteiga de garrafa, que é para caprichar na brasilidade e no sabor. De acompanhamento, vinagrete de feijão fradinho e quibebe, um purê rústico de abóbora pescoço que fica assim… irresistível!

Quarta-feira: Repertório

Receitas: ragu de costelinha de porco na pressão, crumble de abóbora, costelinha de porco com geleia em crosta de castanha-de-caju, abóbora refogada com sálvia e cocada branca

Para quem cozinha no dia a dia, um dos maiores desafios é variar o cardápio com os ingredientes de sempre. Não é fácil, mesmo, deixar a mesa saudável, saborosa e variada. Na temporada Repertório, nosso repeteco de quarta-feira, mostro sempre três ingredientes básicos brilhando em dois cardápios completamente diferente. Dessa vez vamos de abóbora, coco e porco. A costelinha com crosta de castanha-de-caju é o maior sucesso.

Quinta-feira: Cozinha a quatro mãos

Receitas: pão de azeitonas, polvo ao vinagrete e vinho verde gim spin

Dessa vez recebo o ator Joaquim Lopes para mostrar a divisão de tarefas na prática! E também como é libertador saber cozinhar. Sabe quando você está morrendo de vontade de comer alguma coisa bem deliciosa? Você vai lá e… prepara! Até um pão de azeitonas, um polvo ao vinagrete. São essas as duas receitas da vez.

Outros episódios da semana

Sexta-feira: Divirta-se

Receitas: bruscheta de presunto cru figo e hortelã, crostini de feijão branco com cebola e raspas de limão, bellini e sgroppino


Vai ter taaaanta receita legal com clima de fim de semana. Sextou, minha gente! Já vai pensando nos convidados e no look, porque os "comes" estão chiques demais. Curtiu nosso cardápio da semana? Aposto que sim.

Figurino: Cinthia Taranto

Beleza/cabelo: Mima Mizukami e Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr. e Guillermo White

Flores: Sinhá Flor