Banner do Blog

Grão-de-bico, couve e banana são os alimentos da vez

Imagem do post

Para começar a semana, vamos de grão-de-bico? Você pode cozinhar em casa ou comprar o grão já cozido, em conserva — um baita atalho na cozinha. (Já sei, já sei! Você vai perguntar: mas pode comer aquele enlatado? Pode! Não é um ultraprocessado, não é imitação de grão-de-bico. Como faz pra ter certeza? Leia a lista de ingredientes do rótulo. Deve conter grão-de-bico, água e sal. Basta escorrer que ele tá pronto para ser usado!) 

 

No Cozinha Prática da segunda (15), às 21h30, vou mostrar muitas ideias pra você aproveitar esse grão em muitas preparações. E também vou ensinar TODOS os métodos de cozimento: usando bicarbonato de sódio, na pressão, na panela convencional. Vai ser uma aula, mesmo. E depois ainda mostro o passo a passo do grão ensopado pra variar o feijão de vez em quando. 


A semana segue com a couve ampliando seu círculo de amizades e indo muito além de acompanhamento no pê-efe e na feijoada. Para terminar a nossa leva da vez, tem a banana! Aguarde pratos salgados com banana e também opções de sobremesas com a fruta – do sorvete de chocolate ao banana bread.


Se você já está por dentro do tema da nossa nova temporada, sabe que a cada episódio conto tudo sobre um alimento. A gente vê todos os detalhes sobre ele e você termina o programa com um montão de receita boa para colocar em prática logo na refeição seguinte!

 

Confira as receitas da temporada


O link de todas as receitas que aparecem nos episódios inéditos da semana estão a seguir. E, atenção, todos os dias, de segunda à sexta, você confere uma seleção de programas variados, clássicos do Cozinha Prática, sempre a partir das 21h no canal GNT. Os episódios inéditos acontecem de segunda a quarta, a partir das 21h30.


SEGUNDA (15/3) - GRÃO-DE-BICO


RECEITA: GRÃO-DE-BICO ENSOPADO

Se você ainda não conhece toda a versatilidade do grão-de-bico vai gostar do episódio da segunda-feira, dia 15. Ele é um ingrediente muito usado nas preparações árabes, como o homus e o falafel, mas que também pode virar um ensopado bem brasileiro, para variar o feijão do pê-efe. O grão-de-bico pode ser usado em conserva, nas versões em lata ou vidro, mas também pode ser preparado do zero (fica muito mais econômico). Você vai aprender todas as opções para acertar o preparo e dar o destaque que esta leguminosa merece na sua cozinha!

 

TERÇA (16/3) - COUVE

RECEITA: MACARRÃO COM MOLHO DE COUVE 


Ela é verdejante, bonita, saborosa e cheia de vida, mas anda um pouco limitada. Está andando com os mesmos amigos: se não é o pessoal do pê-efe, é a turma da feijoada. São amizades ótimas, não me entenda mal. Mas está mais do que na hora da couve ampliar um pouco as relações. Ela pode ser assada, cozida, fica ótima crua na salada… E ainda se transforma num saborosíssimo molho de macarrão, servido com farofinha crocante de milho com castanhas e pimenta. É esse aí da foto acima, olha que delícia!


 
QUARTA (17/3) - BANANA

RECEITA: BANANA BREAD 


Neste episódio você vai conhecer pratos com banana que trazem novidade para as refeições. E ainda muitas opções de sobremesas com a fruta — do sorvete de chocolate ao banana bread, o mais prático dos bolos, que nesta versão ganha um crocante de aveia com coco.


 
Os episódios inéditos do Cozinha Prática 2021 vão ao ar de segunda a quarta, às 21h30, no GNT. Mas todos os dias, durante a semana, a partir das 21h, tem um programa variado esperando por você!