Uma semana de preparos especiais e muito práticos

Uma semana de preparos especiais e muito práticos
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de setembro de 2020


Preparar refeições especiais não precisa ser um trabalhão. E nessa semana do Cozinha Prática temos três exemplos fortes para provar que dá para preparar refeições para lá de incríveis – e festivas! – com esforço bem moderado.

Na segunda, vamos transformar a sobra de espaguete cozido numa fritata à carbonara, uma receita superprática que tem tudo para virar hit.

Na quarta, vai sair um bolo de maçã com farofinha crocante de coco (que vai para o forno junto da massa) que, além de elegante, é muito prático! Para ficar ainda mais especial, servi com um creme batido perfumado com chá earl grey. Chique.

Na sexta, embarcamos para a Itália e vamos preparar uma focaccia apenas inacreditável, decorada com fitas de abobrinha e com um molho de manjericão delicioso. Pensou em trabalheira? Não precisa nem sovar! Vamos usar o tempo a nosso a favor e celebrar o fim da semana com um drinque especial.

E isso que não falamos da terça e da quinta! Na terça, dia de feira, vamos levar a família das brassicáceas para preparar receitas incríveis. E na quinta, preguiça total, mostro saladas de grãos para os dias em que você não quer cozinhar.

O Cozinha Prática vai ao ar todos os dias, às 21h. Confira a programação completa:


11/9, quinta, preguiça total: saladas de grãos

A lata de feijão branco ou a sobra de arroz se transformam em jantares surpreendentes. Além de serem preparos muito rápidos, eles ainda são cheios de frescor, perfeitos para os dias de preguiça total.

Salada de arroz com curry

Salada de feijão-branco com croutons

Tabule

12/9, sexta, divirta-se: FOCACCIA DE ABOBRINHA COM MANJERICÃO (SEM SOVA)

O pão fofinho e dourado, que vai ganhar cobertura de abobrinha em fita com manjericão e parmesão. E o melhor: não precisa sovar! Para acompanhar essa beleza, o drinque é o Lillet com laranja e alecrim. É para transforma o fim de semana em festa, em viagem para a Itália sem sair de casa!

7/9, segunda, receitas rápidas: FRITATA DE ESPAGUETE À CARBONARA

Vamos transformar as sobras de macarrão em uma preparação totalmente nova, com sabores mais do que especiais. A fritata de macarrão à carbonara leva todos os ingredientes da preparação original: tem bacon, parmesão, vinho branco, espaguete e ovos. O resultado, no entanto, é bem diferente. Crocante, douradinho e tão delicioso que quem não tem macarrão pronto dando sopa, vai querer cozinhar só para isso.

Lista de compras

Espaguete cozido - calcule a mais na macarronada do domingo! Vamos usar 2 xícaras (chá). Se não tiver sobra, é só cozinhar 100 g de espaguete

Ovos - 2

Rúcula - para servir

Bacon - ¼ de xícara (chá) de bacon, já cortado em cubos

Vinho branco - só 1 colher (sopa)

Queijo parmesão - 2 colheres (sopa)

Azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora

Você vai precisar de

- Tigelas (pequena e média)

- Pinça

- Frigideira antiaderente com cerca de 20 cm de base

- Espátula

- Prato para virar a fritata


8/9, terça, dia de feira: brassicacea

Brócolis, couve-flor, rabanete, couve e repolho! Vamos levar uma família inteira para o estúdio. E com um missão: preparar as hortaliças da família brassicácea sem deixar a cozinha com cheiro de pum. A solução: forno! Além de não soltar aquele cheiro forte, elas ficam ainda mais gostosas. Vai parecer mágica: com uma família de hortaliças e um método de cozimento vamos preparar uma porção de receita incríveis!

Brócolis assado com molho de missô

Couve-flor assada com molho de queijo azul

Rabanete assado com molho de balsâmico e mel

Repolho assado

Chips de couve

10/9, quarta, doce: BOLO DE MAÇÃ COM FAROFA DE COCO

A massa é úmida, fofinha, com pedacinhos de maçã. A cobertura é uma farofa crocante, douradinha, com o sabor tropical do coco, e que vai para o forno já com a massa. O resultado é um bolo elegante, prático e com uma combinação de sabores super diferente e interessante. Para finalizar, tem creme batido perfumado com earl grey, um chá preto com toques de bergamota, que vai deixar quem provar super intrigado.