Uma semana cheia de novas ideias

Uma semana cheia de novas ideias
Compartilhe

Por Rita Lobo - 11 de setembro de 2020


É frango com polenta, mas como você nunca viu. É chutney, mas de mamão. É crepe, mas vamos empilhar e transformar em um bolo que impressiona. É granola, mas de frigideira, bem rápida. É ensopado, mas vegetariano. A semana do Cozinha Prática está do jeito que a gente gosta: cheia de ideias novas, para refrescar o repertório. E muitas dessas ideias partem de clássicos da culinária.

É o caso da receita da segunda-feira: a clássica dupla frango & polenta ganha uma versão mais contemporânea (e muito rápida de preparar). A polenta, bem cremosa, leva folhas de espinafre (que dão sabor e deixam a textura mais interessante). O frango é cozido e desfiado (um super atalho para ter na geladeira sempre) e ganha a companhia do molho pesto para ficar mais intenso. É um exemplo de como fica cada vez mais fácil variar os preparos quando você conhece técnicas, atalhos, combinações de sabor... enfim, todos os aqueles assuntos sobre os quais a gente sempre conversa por aqui.

Você vai ver, ao longo da semana, que um toque de técnica aqui e uma mudança de ingrediente ali agitam a cozina e espantam a mesmice do cardápio da semana. Do café da manhã ao jantar.

O Cozinha Prática vai ao ar todos os dias, às 21h.

18/9, sexta, divirta-se: ensopado vegetariano

Vamos passear pelos sabores indianos neste dia de curtir a cozinha. O ensopado de legumes, feito com curry caseiro e leite de coco, perfuma a casa. Para acompanhar, naan, o pão indiano fininho que é assado na frigideira e fica com um tostadinho incrível.


14/9, segunda, receitas rápidas: polenta cremosa com espinafre, frango e pesto


Vamos tirar a dupla frango com polenta do lugar comum. O frango, desfiado, é misturado a um pesto rápido. A polenta, em versão expressa, ganha folhas de espinafre e parmesão. É frango com polenta em versão prática, mas com muitas camadas de sabor. E para enfeitar, uma telha de polenta toda linda, que você vai querer preparar e usar em tudo. E ainda tem lição de planejamento: quem tem frango cozido e pesto já prontos na geladeira, não precisa começar o preparo do zero (uma dica preciosa que vale para agilizar as refeições ao longo da semana).


Lista de compras

Filé de peito de frango - 1

Cebola - 1

Limão - 1

Louro - 1

Folhas de espinafre - ½ xícara (chá)

Manjericão - para o pesto e para servir

Cravo-da-índia - 2

Polenta instantânea - ¾ de xícara (chá)

Manteiga - 2 colheres (sopa)

Queijo parmesão - ¼ de xícara (chá) e para servir

Molho pesto - ½ xícara (chá)

Nozes - a gosto, para servir

Sal


15/9, terça, dia de feira: frutas da estação

Sério: não dá para perder esse episódio! Vou dar 50 ideias para você aproveitar as frutas. Tem café da manhã, tem lanche da tarde para as crianças que estão em casa e até um chutney de mamão! A compra da feira nunca mais será a mesma – e as frutas não vão mais passar do ponto na fruteira.

16/9, quarta, doces: bolo de crepe com geleia de morango

Olha esse bolo que vamos preparar na quarta! Sério. Uma sobremesa linda, que impressiona, e que requer pouca experiência culinária. E que ainda vale por três receitas: 1. crepe, bem fininho, delicado e muito versátil; 2. geleia de morango e maracujá, um arraso de combinação de sabores e que rende um presente lindo; 3. esse bolo de crepe com geleia, com creme batido e enfeitado com frutas. Uau!


17/9, quinta, preguiça total: café da manhã

No dia de preguiça total, não poderia faltar um episódio inteirinho dedicado ao café da manhã. A turma do "só mais cinco minutinhos" vai descobrir como é fácil preparar uma refeição completa em pouquíssimo tempo.

Minas grelhado

Pera cozida

Tartine de minas com pera

Panqueca de banana

Granola de frigideira

Iogurte cremoso