Uma semana pra botar a mão na massa

Uma semana pra botar a mão na massa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 18 de setembro de 2020


Você prefere espaguete, nhoque ou orecchiette? Gosta mais dos clássicos (tipo carbonara) ou de novidades (tipo espaguete de pupunha)? É da turma que curte passar horas na cozinha e preparar a massa do zero ou do grupo que quer resolver o jantar em menos de meia hora – desde que seja comida de verdade?


Se você for como eu, prefere todas as alternativas anteriores – e adora botar a mão na massa. Essa semana do Cozinha Prática está assim, tem de tudo: de espaguete de pupunha que cozinha em 30 segundos servido com paillard que leva 2 minutos para grelhar a orecchiette feito do zero em casa, passando por nhoque de abóbora (bem surpreendente) e carbonara (para os dias de preguiça).


E de a sobremesa, vamos preparar uma torta de banana bem especial, com massa crocante e recheio cremoso, feita em casa do zero e com topo bem enfeitado, para curtir a cozinha.


O Cozinha Prática vai ao ar diariamente, às 21h.

25/9, sexta, divirta-se: orecchiette caseiro com molho de tomate e tomates assados

Sexta é dia de transformar a cozinha em refúgio! Vai ter massa fresca, em forma de orecchiette, feita do zero, servida com molho de tomate prático, rápido e delicioso. Para compor e finalizar o prato, charmosas rodelas de tomate assadas com parmesão. É refúgio com clima de osteria.


21/9, segunda, receitas rápidas: PAILLARD DE FILÉ COM ESPAGUETE DE PUPUNHA

Vamos preparar comida instantânea! De verdade, claro. O espaguete de pupunha cozinha em trinta segundos, e o paillard de mignon leva apenas dois minutos para grelhar. O espaguete ainda leva tomate, nozes e manjericão. Um cardápio leve, prático e cheio de camadas de sabor, perfeito para resolver a refeição em pouco tempo.


22/9, terça, dia de feira: NHOQUE DE ABÓBORA COM MOLHO DE LARANJA

Nesse episódio dedicado aos alimentos cor de laranja mostro uma receita que já tem seu fã-clube. Não é à toa. O nhoque de abóbora fica muito delicado, o molho de laranja é surpreendente demais e a farofinha dá aquele cróc que faz toda a diferença. A combinação é explosiva. Experimente!


23/9, quarta, doce: TORTA DE BANANA

Receita ou poesia? A torta de banana tem tempo próprio, acalma quem prepara e alegra quem experimenta.Tudo é caseiro, da massa crocante ao recheio cremoso. E ainda tem o toque final do acabamento em trança! Cada etapa vale por uma sessão de terapia. E para servir, ainda tem creme batido e crocante de castanha de caju.

24/9, quinta, preguiça total: cocotte, carbonara e omelete japonesa

Ovo é o maior quebra-galho dos dias de preguiça. Mas vamos levar o ingrediente bem além do ovo frito ou mexido – e levar a ideia de preguiça total para um novo patamar. A cocotte, você vai ver, cozinha em minutos no micro-ondas. Você não precisa nem ligar o forno. E ainda tem carbomara, digo carbonara, e uma omelete fininha para comer com arroz frito (e aproveitar a sobra de arroz).