O forno vai brilhar nesta semana

O forno vai brilhar nesta semana
Compartilhe

Por Rita Lobo - 25 de setembro de 2020


Nesta semana, vamos usar todo o potencial do forno no Cozinha Prática. Se você só lembra do forno na hora de assar bolos, não pode perder a nossa programação! O jantar rápido, a sobremesa especial e o momento de curtir a cozinha: vai tudo para o forno.

E já vamos começar a semana mudando as coisas de lugar: o omelete vai ser assado e vamos usar a frigideira para preparar a salada. Vai sair um omelete com mandioquinha e alho-poró, que vamos servir com salada morna de tomate. O episódio é especial para quem tem bebê em idade de introdução alimentar (vou mostrar como resolver a refeição da família inteira) e para quem gosta de dicas para aproveitar ao máximo os ingredientes (vou usar até a raiz do alho-poró).

Na quarta, os fãs de doces vão pirar no blondie, versão de brownie que leva chocolate branco e vai ser servida com compota de morangos assados, para equilibrar os sabores. E, na sexta, para curtir a cozinha, vamos preparar uma torta de cebola caramelizada que serve para relembrar a importância do tempona cozinha.

Nos dias de reapresentação, vamos rever dois episódios deliciosos: no dia de feira, na terça, vou mostrar como criar receitas usando a família das cucurbitáceas como exemplo; no dia da preguiça total, quinta, vai ter minestrone com divisão de tarefas.

O Cozinha Prática vai ao ar todos os dias, às 21h.

2/10, sexta, divirta-se: torta de queijo com cebola caramelizada


Essa torta de cebola caramelizada com queijo que vamos preparar na sexta, serve para relembrar que o tempo, na cozinha, transforma tudo. É quase mágico. E quem entra na cozinha só para resolver a refeição, acaba perdendo essa parte tão gostosa. Exemplo: em longos 40 minutos de fogo bem baixinho, a cebola se transforma totalmente. De ingrediente ardido, que faz até chorar, vira preparação doce, caramelada, amanteigada, suave… E é ela que puxa a fila dos sabores dessa torta incrível (ainda vamos preparar a massa e o recheio cremoso, claro). Cozinhar também é curtir o processo. E, nesse sentido, funciona como terapia!

28/9, segunda, receitas rápidas: OMELETE DE FORNO COM SALADA MORNA DE TOMATE

Toda segunda, mostro ideias para resolver as refeições em menos tempo. Pois nesta semana vamos dar um passo a mais: vamos resolver a refeição da família que está na fase da introdução alimentar do bebê. A omelete de forno com mandioquinha e alho-poró resolve a refeição dos pais e do bebê. E ainda tem truque para aproveitar o alho-poró inteirinho.


Lista de compras

Ovos - 7

Mandioquinha - 2

Alho-poró - 1 (grande)

Cebola roxa - 1

Tomate sweet grape - 500 g

Manjericão - 2 ramos


Você vai precisar de:

Refratário redondo, de 22 cm de diâmetro

Ralador

Tigelas grande e pequena

Frigideira

Tábua, faca, colheres e xícaras medidoras

29/9, terça, dia de feira: cucurbitáceas

Você deve suspeitar que abobrinha e abóbora são da mesma família, né? Mas e melão, melancia, pepino e maxixe? Tudo cucurbitácea! Reuni essa família para um episódio em que você vai aprender uma lógica de cozinha: como combinar método de cozimento e diferentes cortes (cubinhos, fatias, gomos) para criar novas receitas.


A estrela vai ser o maxixe: ele vira um vinagrete que, você não sabia, mas era o que faltava para o seu pê-efe!

E vai ter também:

- vinagrete de abóbora

- vinagrete de melancia

- vinagrete de abobrinha

- vinagrete de melão

- vinagrete de pepino

30/9, quarta, doces: BLONDIE COM COMPOTA DE MORANGO


Fãs de doces-doces: este episódio é para vocês. A sobremesa da semana é daquelas que beiram a apelação. O blondie, versão do brownie preparada com chocolate branco. A massa é densa e úmida, a crostinha é dourada e crocante. E o sabor lembra caramelo amanteigado. É uma delícia. Mas você me conhece e sabe que eu não prepararia um doce-doce sem equilibrar os sabores: para ficar mais elegante, vamos servir com uma incrível compota de morangos assados que leva limão e pimenta-do-reino. Fica incrível.


1/10, quinta, preguiça total: MINESTRONE

A melhor coisa que você pode encontrar num dia de preguiça total é uma comida gostosa, preparada por você, pronta, congelada, no seu freezer. Neste episódio da temporada dedicada a esses momentos em que a vontade de cozinhar é próxima de zero, mostro a receita de uma sopa para preparar de panelão e abastecer o congelador. De quebra, ensino minha técnica para cozinhar tudo em menos tempo. Vou dar uma dica: começa com "divisão" e termina com "de tarefas".