Banner do Blog

Vamos viajar sem sair da cozinha

Imagem do post

Já que não dá para passear, vamos viajar na cozinha. Esta semana tem episódios inéditos que valem por roteiros de férias. Primeira parada, Itália: vamos transformar o pão amanhecido e a sobra de feijão em um clássico italiano, pasta e fagioli. Ou, traduzindo, macarrão com feijão. Em seguida, desembarcamos na Bahia, para comer um cuscuz de tapioca com calda de coco queimado numa versão bem glamourosa, mas que continua geladinha, refrescante e com sabor de coco. Por fim, chegamos à França para explorar toda a versatilidade da brandade de bacalhau, que pode ser entradinha charmosa ou prato principal, dependendo de como for servida. E, olha, eu vou dar ideias incríveis de como servir. 

 

A partir desta semana, tem Dia de Feira às terças e quintas! Terça vamos explorar todo o potencial dramático dos alimentos roxos em duas receitas que já viraram hit do Panelinha: macarrão roxo de beterraba assada e crumble de uva. E, na quinta, a cosmopolita família das solanáceas desfila sua personalidade forte com lasanha de berinjela e chips de jiló!

 

O Cozinha Prática vai ao ar todos os dias, às 21h. 

 

9/10, sexta, divirta-se: BRANDADE DE BACALHAU

Um clássico da cozinha francesa, que mistura de bacalhau, batata e creme de leite, claro! Você vai ver que além de ser uma receita com bacalhau mais acessível, porque é feita com o peixe desfiado, a brandade é muito versátil. Pode ir pra mesa como uma entradinha sofisticada, também funciona como prato principal, fica ótima como petisco charmoso… Tudo depende da porção, do acompanhamento e da apresentação. E vou mostrar ideias incríveis de como servir.

5/10, segunda, receitas rápidas: pasta e fagioli com farofinha de pão

 

Desde o início da quarentena, o feijão voltou a reinar em muitas casas. E, hoje, eu vou te mostrar mais uma: as sobras do feijão vão se transformar no clássico italiano pasta e fagioli. Em bom português, macarrão com feijão. Calma, coleguinha, antes de fazer cara feia, dá uma olhada nesse fusili, que vai ganhar um molho de feijão, bem cremoso, e ainda vai ser finalizado com farofa de pão, salsinha e bacon.


Lista de compras

Pão italiano ou francês amanhecido -  4 fatias ou um pão

Sobra de feijão - cozido e temperado, vamos usar 1 ½ xícara (chá)

Fusilli - 1 ½ xícara (chá)

Bacon - 2 fatias

Salsinha - 3 ramos

Cebola - 1/2

Alho - 2 dentes

Pimenta calabresa seca

Páprica doce

Semente de erva-doce

Azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora

 

6/10, terça, dia de feira: roxos

 

A cor intensa desses alimentos deixa a mesa ainda mais bonita. Os alimentos cor de vinho inspiram duas receitas incríveis e muito, mas muito práticas. Dramáticas, elas impressionam!

Macarrão roxo de beterraba assada

Crumble de uva com maçã

 

7/10, quarta, doces: CUSCUZ DE TAPIOCA COM CALDA DE COCO QUEIMADO

A receita não tá nos trendings topics, não bomba em nenhuma rede social. Mas, na minha opinião, está sendo menosprezada. Algumas pessoas dizem que é muito simples, como se isso fosse demérito. Mas eu vou dar uma força pra essa receita voltar para a mesa da sua casa. Vamos preparar o tradicional cuscuz de tapioca, esse doce geladinho, refrescante, com sabor de coco, que vai ganhar uma versão glamourosa: vai para mesa com uma excepcional calda de coco queimado.

 


8/10, quinta, dia de feira: solanáceas

Trouxe para a cozinha uma família cosmopolita, presente no mundo todo: as solanáceas. Batata, tomate, berinjela e jiló são encontradas nos quatro cantos da Terra, e por isso temos tantas receitas com esses alimentos. Vou mostrar duas receitas sensacionais:

Lasanha de berinjela com ricota

Chips de jiló