Vamos viajar sem sair da cozinha

Vamos viajar sem sair da cozinha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 02 de outubro de 2020


Já que não dá para passear, vamos viajar na cozinha. Esta semana tem episódios inéditos que valem por roteiros de férias. Primeira parada, Itália: vamos transformar o pão amanhecido e a sobra de feijão em um clássico italiano, pasta e fagioli. Ou, traduzindo, macarrão com feijão. Em seguida, desembarcamos na Bahia, para comer um cuscuz de tapioca com calda de coco queimado numa versão bem glamourosa, mas que continua geladinha, refrescante e com sabor de coco. Por fim, chegamos à França para explorar toda a versatilidade da brandade de bacalhau, que pode ser entradinha charmosa ou prato principal, dependendo de como for servida. E, olha, eu vou dar ideias incríveis de como servir.

A partir desta semana, tem Dia de Feira às terças e quintas! Terça vamos explorar todo o potencial dramático dos alimentos roxos em duas receitas que já viraram hit do Panelinha: macarrão roxo de beterraba assada e crumble de uva. E, na quinta, a cosmopolita família das solanáceas desfila sua personalidade forte com lasanha de berinjela e chips de jiló!

O Cozinha Prática vai ao ar todos os dias, às 21h.

9/10, sexta, divirta-se: BRANDADE DE BACALHAU

Um clássico da cozinha francesa, que mistura de bacalhau, batata e creme de leite, claro! Você vai ver que além de ser uma receita com bacalhau mais acessível, porque é feita com o peixe desfiado, a brandade é muito versátil. Pode ir pra mesa como uma entradinha sofisticada, também funciona como prato principal, fica ótima como petisco charmoso… Tudo depende da porção, do acompanhamento e da apresentação. E vou mostrar ideias incríveis de como servir.

5/10, segunda, receitas rápidas: pasta e fagioli com farofinha de pão

Desde o início da quarentena, o feijão voltou a reinar em muitas casas. E, hoje, eu vou te mostrar mais uma: as sobras do feijão vão se transformar no clássico italiano pasta e fagioli. Em bom português, macarrão com feijão. Calma, coleguinha, antes de fazer cara feia, dá uma olhada nesse fusili, que vai ganhar um molho de feijão, bem cremoso, e ainda vai ser finalizado com farofa de pão, salsinha e bacon.


Lista de compras

Pão italiano ou francês amanhecido - 4 fatias ou um pão

Sobra de feijão - cozido e temperado, vamos usar 1 ½ xícara (chá)

Fusilli - 1 ½ xícara (chá)

Bacon - 2 fatias

Salsinha - 3 ramos

Cebola - 1/2

Alho - 2 dentes

Pimenta calabresa seca

Páprica doce

Semente de erva-doce

Azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora

6/10, terça, dia de feira: roxos

A cor intensa desses alimentos deixa a mesa ainda mais bonita. Os alimentos cor de vinho inspiram duas receitas incríveis e muito, mas muito práticas. Dramáticas, elas impressionam!

Macarrão roxo de beterraba assada

Crumble de uva com maçã

7/10, quarta, doces: CUSCUZ DE TAPIOCA COM CALDA DE COCO QUEIMADO

A receita não tá nos trendings topics, não bomba em nenhuma rede social. Mas, na minha opinião, está sendo menosprezada. Algumas pessoas dizem que é muito simples, como se isso fosse demérito. Mas eu vou dar uma força pra essa receita voltar para a mesa da sua casa. Vamos preparar o tradicional cuscuz de tapioca, esse doce geladinho, refrescante, com sabor de coco, que vai ganhar uma versão glamourosa: vai para mesa com uma excepcional calda de coco queimado.


8/10, quinta, dia de feira: solanáceas

Trouxe para a cozinha uma família cosmopolita, presente no mundo todo: as solanáceas. Batata, tomate, berinjela e jiló são encontradas nos quatro cantos da Terra, e por isso temos tantas receitas com esses alimentos. Vou mostrar duas receitas sensacionais:

Lasanha de berinjela com ricota

Chips de jiló