De onde veio o saleiro verde

De onde veio o saleiro verde
Compartilhe

Por Rita Lobo - 22 de novembro de 2018


Mesmo quietinho no canto dele, o meu saleiro verde chamou atenção de muita gente nas temporadas do Cozinha Prática. Ele vira assunto até quando não aparece no programa! Como assim, cadê o saleiro, Rita?

Já contei de forma picada (ou salpicada) várias vezes sobre ele. Mas como ele tem praticamente um fã-clube próprio, achei que estava na hora de dedicar um post especial a ele.

Esta cerâmica com tampa cônica é, na verdade, uma minitagine. Tagine, por sua vez, é o nome de uma panela muito usada no norte da África, e também um tipo de ensopado – muito perfumado, cheio de especiarias, tradicionalmente preparado nesse recipiente.

A minitagine que virou saleiro é, na realidade, uma peça decorativa. Tem apenas 13 cm de diâmetro, é muito pequena para preparar um ensopado! Na minha opinião, o que faz ela ser tão bonita, além da forma e da cor, é o trabalho de metal – típico no Marrocos – na borda e na tampa.

Olha a banca de tagines no souk de Marrakesh no site On the Luce, que dá dicas de como fazer compras por lá (em inglês)

Nos souks (mercados) do Marrocos, tem tagines de todos os tamanhos e cores – para cozinhar, para enfeitar – e também uma duplinha, bem pequenina, pensada para deixar na mesa como saleiro e pimenteiro. Algumas até vêm em trio, para colocar também o cominho, indispensável na cozinha marroquina. Foi daí que pensei em transformar o meu enfeite em saleiro e, assim, nascia uma estrela, quatro anos atrás, no Cozinha Prática (nossa, já uso essa minitagine há quatro anos! Tá na hora de voltar pra Marrakesh!).

Duplinha de minitagines vendida como saleiro e pimenteiro


Se não dá para ir até Marrakesh, dá para trazer Marrakesh para a cozinha de casa. No Panelinha você encontra ótimas receitas de tagine, os ensopados, que podem e devem ser preparado numa panela comum. O perfume do ensopado faz você viajar na cozinha!


De peixe

Se você sempre vai de filé de peixe ou de moqueca, dê uma chance a essa receita. Essa tagine rápida de peixe é de preparo rápido e surpreende todo mundo.


De cordeiro

Cordeiro marroquino dos meus pratos favoritos para receber amigos em casa. Você prepara na véspera, ele fica até mais gostoso, e na hora de servir, é só preparar o cuscuz e pronto.


De frango

Não tem como um ensopado ser mais prático do que esse ensopado rápido de frango. Como é caprichado nas especiarias, não precisa nem selar os cubos de frango. É um prato que dá aquela levantada no cardápio do dia a dia.