De onde vem tanta receita?

De onde vem tanta receita?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 19 de junho de 2020


Antes do Panelinha, há mais de 20 anos, eu escrevia receitas para um jornal e para revistas. A cada coluna, sofria pensando qual parte da explicação do modo de preparo teria que ficar de fora. No papel, os textos têm um limite, precisam caber naquela coluna, naquela página. De certa forma, a internet me permitiu criar um jeito novo de escrever receitas: pela primeira vez, podia incluir no passo a passo a técnica culinária. Não havia limite de espaço! Se eu quisesse, podia explicar como fritar um ovo em dez passos. (Naquele momento, o grande problema era o peso da foto...)

Este texto foi publicado na newsletter de 18/6/2020. CADASTRE-SE PARA RECEBER GRATUITAMENTE

Deu certo. As pessoas descobriam o Panelinha e voltavam para contar: as receitas funcionam! Não sei quem ficava mais empolgada, elas ou eu. E assim o site foi crescendo, crescendo, esse jeito novo foi virando método e muita gente foi aprendendo a cozinhar comigo e com minha equipe.

Quem usa o Panelinha regularmente sempre se surpreende com a quantidade de receitas que encontra. Rita, de onde vem tanta receita? Vou contar um pouco o caminho da receita até chegar na sua casa.

Tudo começa com o objetivo do projeto. No O Que Tem na Geladeira?, por exemplo, queríamos estimular o consumo de hortaliças. Por isso, decidimos testar muitas receitas a partir dos 30 legumes e verduras mais comuns no País. Já para o projeto Só Para Um, a ideia era resolver as refeições feitas em casa de quem mora sozinho. E tudo muda: precisamos levar em consideração que a despensa é mais enxuta, que a pessoa não vai querer comer a mesma comida todo dia, nem sujar muita louça porque não tem aquele par de mãos extras para dividir as tarefas.

Definido o projeto, fazemos uma reunião de pauta com a equipe: a redação (que cuida do site e das redes sociais), as culinaristas, a turma da produção de arte, foodstyling e o time de audiovisual (que produz os programas de TV, as séries do canal Panelinha no YouTube e os vídeos que entram nos perfis de redes sociais). Nesses tempos de trabalho remoto, a reunião é por videoconferência, como você pode ver nos episódios de Rita, Help! Me ensina a cozinhar na quarentena.


E sabe o quê? Até você participa: a gente está sempre ligado no papo diário em todas as nossas redes sociais. O que você conta nas redes é sempre levado em consideração.

Da reunião de pauta do projeto, a receita vai para a fase de pesquisa e testes da equipe de cozinha. Até virar uma receita publicada no site Panelinha, aquela preparação foi feita e refeita inúmeras vezes — seja para encontrar um modo de preparo mais simples, seja para entender o impacto de cada passo no resultado (e garantir uma explicação bem precisa!), ou mesmo para experimentar diferentes proporções dos alimentos ou combinações de sabores. A cozinha de testes fica no Estúdio Panelinha, que está fechado desde o início da quarentena. Mas a equipe continua trabalhando a pleno vapor: Carol, Gabi e Ana estão fazendo testes, cada uma da sua casa.

Quando você lê uma receita no site, talvez não se dê conta das variáveis que foram consideradas para ela ser descrita daquela forma. Mas o que importa é que todo mundo consegue preparar e, a cada receita, ainda acaba aprendendo alguma coisinha – mesmo que não se dê conta. E essa é parte da graça do trabalho: todo mundo aprende a cozinhar com as nossas receitas.

Receita testada, aprovada e redigida, é hora de chamar a equipe de arte, que monta o layout de cada uma das fotos que você vê nas nossas receitas. Cada projeto tem a sua identidade, mas em todos, os objetos (das louças e talheres aos fundos em que as receitas vão ser fotografadas) ajudam a contextualizar a preparação. É para o dia a dia ou para uma ocasião especial? O acervo de louças e acessórios de mesa do Panelinha também fica no Estúdio. E essa parte do trabalho não tem como ser remota! Então, neste momento de quarentena, vou me virando com o que eu tenho em casa, mesmo. Até as fotos eu estou fazendo! No estúdio, uma foto de receita envolve, além das culinaristas e da equipe de limpeza (ah, como a Claudia e a Yslânia fazem falta nas gravações do Rita, Help!), uma foodstylist, uma produtora de arte e um fotógrafo.

Foto feita, a receita é batizada e entra no ar. Acha que acabou? Esse é só começo. Uma vez no ar, começa a segunda parte da vida da receita. Vamos chamar de "o retorno".

Todas as vezes que algum leitor comenta sobre alguma dificuldade que encontrou em alguma receita, esse comentário vai para uma tabela da equipe da Cozinha Panelinha. Periodicamente, a partir dos comentários, voltamos na receita para rever se os passos estão bem explicadinhos. Por exemplo, se várias pessoas estranham a massa do pão de queijo porque gruda na mão, voltamos para conferir se está claro que a massa é grudenta, que precisa untar a mão e que de vez em quando é bom parar e lavar e untar de novo. Se alguém ficou com os dedos ardendo depois de cortar pimenta-malagueta, vamos checar se em todas as receitas com pimenta ensinamos direitinho a passar óleo nas mãos, caso sinta esse ardor.

Olha quanta gente participa do processo! É por isso que eu fico tão feliz vendo as nossas receitas espalhadas pelas redes sociais. Tem gente que usa até a mesma louça do Acervo Panelinha! Então, respondendo à pergunta De onde vem tanta receita?: de muita gente e, às vezes, até com a sua participação.