Depoimentos da quarentena: viva as hortaliças!

Depoimentos da quarentena: viva as hortaliças!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 22 de maio de 2020


Nesta semana estou publicando no meu blog uma série de posts com depoimentos de leitores sobre como as lives diárias, as cartinhas, as receitas e o mutirão de dúvidas nas redes sociais impactaram na própria alimentação.


Já teve os depoimentos das pessoas que aprenderam a cozinhar com a gente, da turma que redescobriu o pê-efe e dos homens que entraram na cozinha. Hoje é dia das histórias de quem descobriu ingredientes.


Parece que o grande hit foi o chuchu.


"Gostei muito do vinagrete de chuchu cru. Nunca tinha comido cru, sempre refogado ou como minha mãe faz: com molho branco gratinado! As dicas de variar o cozimento dos vegetais são ótimas principalmente para as verduras que nunca comemos cruas!"

Regiane Simioni Bertarello


É muito legal quando a gente consegue somar, às memórias culinárias, novos preparos. É assim que construímos repertório. Por isso, no Panelinha, testamos todos os métodos de cozimento com todos os ingredientes e pesquisamos todas as tradições culinárias para conhecer as diversas maneiras de preparo do mesmo ingrediente. Para mostrar para você novas formas de preparar ingredientes do dia a dia.


A Andreia Fernandes Perrella também descobriu o chuchu:


"Aprendi que alimentação saudável e balanceada muda nossa vida e que chuchu pode ser gostoso! Essa foi minha maior vitória.Fazer quem se recusava a comer chuchu, comer ainda pedir bis… olha, palmas para o Panelinha!"


Viva! Quanto mais variada a sua alimentação, mais saudável ela fica. Cada alimento tem uma composição nutricional única e quem come de tudo garante mais nutrientes para o seu corpo


A salada de couve crua também teve sua plateia:


Amei as lives, me surpreendi com a couve, só fazia ela refogada

Maria Lucia ANtonino


Esses exemplos mostram que a gente alcançou um objetivo maior: mostrar que hortaliças podem ser muito gostosas. Basta descobrir um jeito de preparar de que você goste. Parece óbvio, mas muita gente torce o nariz para um ingrediente ou outro porque comeu de um jeito (muitas vezes mal preparado) e achou que era ruim.


"Aprendi a gostar de cozinhar e vi que todos os elementos que temos na geladeira que antes eu achava sem graça como abobrinha, chuchu, cenoura e etc. podem ficar deliciosos. Basta saber preparar!"

Isabella Piazzi


E isso leva a um desdobramento muito legal: a alimentação saudável de verdade, aquela que inclui (mais hortaliças) em vez de incluir (vilões da vez das dietas da moda), funciona melhor, porque é mais realista. Olha que legais os depoimentos da Deisi e da Ana Paula"


"Nesta quarentena, consegui eliminar alguns quilinhos e acho que devo agradecer a vocês! Aprendi técnicas que não fazia, como grelhar legumes. E a salada de abobrinha? Que delícia!"

Deisi

"Já fui em muitas nutricionistas, mas tinha dificuldade de emagrecer. Não dá para manter a alimentação saudável comendo frango grelhado temperado só com alho e sal e brócolis cozido na água a vida toda. Eu precisava aprender a gostar de comer legumes e verduras. E vocês conseguiram isso! Aos poucos me apresentaram os temperos e as técnicas e me mostraram que comida não precisa ser refinada ou difícil de fazer pra ser gostosa. Hoje eu estou conseguindo manter a alimentação saudável e o peso, até na quarentena."

Ana Paula Machado


Essa é a maior recompensa para o nosso trabalho: saber que as lives, o plantão de dúvidas, as cartinhas, o nosso mutirão, ajudou tanta gente a encontrar uma alimentação saudável que funciona no dia a dia, na rotina. É a dieta brasileira, com arroz e feijão numa metade do prato e hortaliças na outra!