Operação Dia dos Namorados

Operação Dia dos Namorados
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de junho de 2018


O Dia dos Namorados está aí! E você já sabe que a sugestão Panelinha deste ano é ficar em casa (claro!) e preparar um risoto delicioso a quatro mãos. Programa delícia! Pode até ser a receita de sempre, mas com cara de risoto de festa. Como? São duas as alternativas que conto a seguir – e, acredito, vão mudar a sua maneira de servir o prato.

Se você não é muito de se arriscar na cozinha, dá para fazer pequenas adaptações e transformar completamente a apresentação. O risoto de gorgonzola com pera fica com cara de festa quando ganha o queijo em pedaços e a fruta grelhada por cima. São os mesmos sabores, mas em vez de irem apenas em cubinhos para a panela, os ingredientes ganham destaque especial.

Para quem adora se aventurar, a palavra-chave é finalização. O casal pode até preparar a mesma receita de sempre, aquela que os dois adoram, mas com camadas a mais de textura e sabor. Exemplos: coloque por cima uma colherada de farofa de castanhas ou de pão, de bacon picadinho, bem crocante ou de lascas de parmesão, inclua legumes grelhados ou assados, azeite aromatizado, ervas picadas... Que mudança, minha gente! Parece outro prato. No Especial Dia dos Namorados, tem um monte de ideias de risotos e de finalizações. Tem até sugestões para você combinar as receitas.

Uma finalização diferente pode deixar até a receita de sempre com cara de risoto de festa!

Por mais que o amor sempre vença no final, na cozinha, deixar tudo para a última hora nunca é uma boa ideia. Quando você faz um bom plano de ataque, o jantar fica pronto mais rápido, e você termina a cozinhança menos cansado.

Se você me acompanha, já sabe que o negócio é dividir tarefas. E em dia de comemoração não é diferente. Quem vai para a cozinha junto se diverte mais e come melhor. Se cozinhar a quatro mãos ainda não é uma prática constante por aí, aproveite este Dia dos Namorados para ensaiar.

Partiu criar seu plano de ataque?

Para se adiantar

Na pressão - Sabia que dá para preparar risoto na panela de pressão? Ele cozinha em 3 minutos. Quando o cronometro bater o tempo, é só tirar a pressão, abrir a panela, juntar o queijo e a manteiga, e mexer-mexer-mexer. Pode até parecer que tem líquido demais, mas assim que você misturar os últimos ingredientes, vai ver que a textura fica perfeita, bem cremosa.

Na véspera - Outro jeito de garantir jantar especial, é começar o preparo na véspera. Sim, dá para dividir o cozimento do risoto em duas etapas e só finalizar na hora. Além de economizar tempo, você não fica com cheiro de cebola na noite do seu date. Esse método funciona assim:

  1. No dia anterior, derreta a manteiga (ou azeite) e refogue a cebola. Junte o arroz e misture bem. Adicione o vinho branco e misture até secar. Depois, junte ⅔ de todo o caldo de risoto e deixe cozinhar sem mexer.
  2. Quando o caldo secar completamente, desligue o fogo e espalhe o arroz em um refratário ou assadeira, numa camada fina – isso evita que ele continue cozinhando.
  3. Cubra com um filme e leve à geladeira. Uns 10 minutos antes de servir o jantar, retire da geladeira. Retome a receita de onde parou — desta vez, adicionando o caldo aos poucos e mexendo sempre, da maneira tradicional. Junte os ingredientes finais (alho-poró, hortelã, gorgonzola...) e sirva.

PARA CURTIR O PREPARO

Se a ideia é aproveitar cada minuto do preparo a dois, vá no esquema tradicional. Mas deixe o caldo no jeito, no fim de semana anterior – alguns levam horas para ficar prontos. Mas se não rolar investir tempo num bom caldo, sem problemas: um belo refogado com os ingredientes que formariam a base do caldo de legumes – cebola, cenoura e salsão, cravo-da-índia e pimenta-do-reino – dá conta do recado. Enquanto o risoto cozinha, esses legumes aromáticos e especiarias vão dando sabor ao preparo. Aí, você pode usar água para cozinhar o risoto. Só não vale usar caldo industrializado, hein? Destrói o sabor do prato.