Dia dos Namorados 2022

Dia dos Namorados 2022
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de maio de 2022


Vai chegando o Dia dos Namorados, todo mundo começa a pensar em um jantar romântico, bem especial. Pra muita gente, a primeira coisa que vem à cabeça é procurar receitas com ingredientes caros. Aqueles que trazem um toque de glamour pro cardápio. Afinal, a ideia é celebrar, né?

Vou contar uma coisa: muito mais legal que investir em ingredientes caros é cozinhar a quatro mãos! Dá pra fazer um jantar incrível com abobrinha, cenoura, ervilha... Sem carne, sem camarão e outros alimentos que pesam no bolso.

Quem faz o quê

Se você tá chegando por aqui agora, talvez ainda não conheça o termo 'plano de ataque'. Conhece? Melhor ainda! Basicamente, significa pensar em que passo deve ser feito primeiro pra receita ficar pronta no menor tempo possível. E já defina a divisão de tarefas!

Um jeito fácil é distribuir o trabalho por estações: um cuida de cortar tudo, o outro pilota o fogão. O mais importante é curtir o momento na cozinha juntos, sem pressa, sem estresse.

Como as receitas por aqui são super explicadas, vai ser fácil fazer o plano de ataque. E mais o que isso: com as minhas receitas você entende o porquê de cada passo e acaba aprendendo a cozinhar.

Especial Dia dos Namorados

De volta ao cardápio do dia 12, a gente montou um especial em torno de um queridinho dos jantares românticos: o risoto.


São dezenas de receitas, algumas bem clássicas, outras mais diferentonas. Tem até o risoto de camarão ou de açafrão, pra quem faz questão de investir num ingrediente mais glamouroso.


Mas, para quem, como eu, curte preparar receita nova, temos duas!


Risoto primavera

Pra dupla que curte cozinhar, esse risoto é uma aula sobre como fazer um jantar especial com ingredientes do dia a dia. Abobrinha, cenoura, pimentão e ervilha congelada se reúnem pra transformar o risoto em uma lembrança da primavera. Os detalhes do preparo garantem uma combinação rica de texturas e a finalização dá essa cara festiva. Olha que lindo! É ou não é um jantar especial?

Risoto de cenoura na pressão

Esse é pra quem quer resolver o jantar no menor tempo possível, mas sem perder a classe. É um risoto, 100% comida de verdade, muito saboroso, mas com atalhos pra ser preparado em tempo recorde. Assim sobra bastante tempo pra curtir. A cenoura, ralada fino, deixa o risoto bem saboroso e com essa cor linda. O sabor adocicado da cenoura combina com o cítrico da laranja e o perfume do tomilho dá o toque final. Em vez de vinho no preparo, vai suco de laranja, assim sobra mais pro casal. Mas se quiser, é só trocar o suco pelo vinho na mesma quantidade.

Roupa de festa

Nas duas receitas novas, você encontra ideias de finalização. O risoto, você sabe, deve ser bem cremoso. Pra deixar o preparo interessante, as duas receitas levam legumes grelhados e uma farofinha de pão, pra dar uma crocância. Que riqueza!

A finalização do preparo é aquele toque que traz o clima de ocasião especial. O prato fica mais bonito, ganha mais camadas de sabor, fica com a textura mais interessante.

Além daquele fio de azeite e das ervas frescas, você pode finalizar pratos com os chamados acessórios culinários. São farofinhas, conservas, molhos, geleias...

No especial que a gente preparou, você encontra também sugestões de finalização. Então mesmo que você escolha outra receita, pode navegar pela página pra escolher qual acessório culinário vai usar pra dar essa levantada no prato.

Sabe o que é legal? Quando você se acostuma a sempre pensar numa finalização pros pratos, pega o jeito e começa a finalizar até os pratos do dia a dia. Quando você vê, sua despensa e geladeira estão abastecidos de boas ideias pra finalizar o prato! Aí a comida do dia a dia vai ganhando ar de dia de festa também.