Docinho de mamão verde glaçado, da Adriana Lira

Docinho de mamão verde glaçado, da Adriana Lira
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de outubro de 2021


Mais uma criação delicadíssima que veio das pesquisas da Adriana Lira, essa doceira e pesquisadora que resgata as receitas clássicas da doçaria brasileira. Olha o que ela fez com aquela clássica compota de mamão verde enroladinho! Ele ganha uma versão super elegante como docinho. A mudança no preparo é mínima: em vez de ficar na calda, são colocados para secar em uma assadeira que vai à geladeira ou ao congelador.

Tudo sobre conservas de frutas

Cozinha Prática Novos Ares

Docinho de mamão verde glaçado


Rende 40 unidades

1 mamão verde médio

400g de açúcar

2 litros de água

2 anises-estrelados

  1. Com uma escovinha para legumes, lave a casca do mamão verde sob água corrente. Corte o mamão ao meio, no sentido do comprimento e raspe as sementes com uma colher.
  2. Com um descascador de legumes, retire fitas longas da parte cortada do mamão. Transfira para uma tigela, cubra com água e deixe de molho por dois dias, trocando a água de 4 em 4 horas.
  3. Após as 48 horas, escorra a água das fitas de mamão. Enrole uma fita sobre ela mesma, bem apertadinho; emende quantas fitas forem necessárias para formar um rolinho. Coloque um pedaço longo de linha numa agulha e passe no meio de cada um dos rolinhos, para formar um cordão com 10 unidades. Dê um nó na ponta para que não soltem e repita com o restante do mamão.
  4. Leve um tacho de cobre com a água e o açúcar ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até formar uma calda média. Adicione o anis-estrelado e mergulhe os cordões de mamão. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora. Quando a calda começar a espumar, ficar bem grossa e os rolinhos estiverem transparentes, estão prontos.
  5. Transfira os cordões para uma travessa e, importante, retire os rolinhos da linha com o mamão ainda quente – do contrário, os rolinhos podem quebrar.
  6. Coloque os rolinhos de pé numa assadeira e deixe secar na geladeira (ou no freezer) antes de servir.


OBS: para fazer o mamão na versão compota, não deixe a calda engrossar demais. Assim que os mamões ficarem translúcidos mas a calda ainda estiver rala está pronto. Solte os rolinhos da linha, transfira para uma compoteira e cubra com a calda.